Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84897
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dc.contributor.advisorFerreira, Adelino Jorge Lopes-
dc.contributor.advisorPinto, Maria Isabel Moita-
dc.contributor.authorGuedes, Ana Raquel Alves-
dc.date.accessioned2019-02-18T23:13:33Z-
dc.date.available2019-02-18T23:13:33Z-
dc.date.issued2018-09-18-
dc.date.submitted2019-02-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84897-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThe unpaved roads represent a large percentage of all roads in a country not only in developing countries but also in the developed ones. The road allows the access of population from a rural area to an urban area which makes this infrastructure highly important to the development of the region and even the country. It should be noted the fact that this subject isn’t yet a widely studied topic which makes this work even more important and interesting.The construction of the road is associated to stability and deformability problems. This type of construction should be planned in order to minimize this problems and to guarantee the highest possible durability. For that, there are several reinforcement techniques which are able eliminate and prevent future damages. The use of geogrids as reinforcement makes actually sense because of its high resistance and soil stability properties.The dissertation intends to analyze, in laboratory, the influence of a certain type of soil in the road construction, the influence of an unstable foundation, the influence of using the soil dried and also the influence of the placement of a geogrid above the unstable foundation. All these analyses are made by Wheel Tracking Machine tests that provide information about the soil deformation during the vehicles circulation. The aim of this work is to know which soil represents the best choice for each test and which one fits better in all the tests.From this study it was concluded that the soil behavior is highly influenced by the soil type and even more influenced by the existence or not of an unstable foundation and reinforcement.eng
dc.description.abstractAs estradas não pavimentadas constituem, no país e no estrangeiro, um número significativo de vias rodoviárias com baixo custo de construção, mas que têm necessidade de frequentes intervenções de conservação periódica e conservação corrente. Esta necessidade deve-se, em geral, às fracas qualidades do solo utilizado na sua construção, não tendo correspondência com as acções destrutivas a que estas estradas estão sujeitas. O trabalho desenvolvido inclui, numa primeira fase, a caracterização das estradas não pavimentadas e uma análise da sua importância no contexto nacional e internacional. Numa segunda fase procede-se ao levantamento, compilação e análise dos aspectos mais importantes dos processos construtivos e de dimensionamento estabelecidos a nível nacional e internacional. Estuda-se a influência das características consideradas mais importantes, nomeadamente do solo, da geometria da estrada, do tráfego, do clima, etc.Por último, faz-se uma análise do benefício da utilização de solo tratado (com dois líquidos estabilizadores químicos) comparativamente à utilização habitual do solo não tratado e faz-se um estudo paramétrico. Para tal, são realizados estudos do comportamento do solo tratado e não tratado, nomeadamente através de ensaios de pista onde se simula a passagem dos veículos e se mede a deformação da via, procedendo-se posteriormente à análise da influência dos diferentes tipos de tratamento. Verificou-se uma acentuada melhoria nos resultados aquando da análise da influência do tratamento do solo estudado.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectConstructioneng
dc.subjectsoil improvementeng
dc.subjectunpaved roadseng
dc.subjectchemical stabilizer liquideng
dc.subjectcompactioneng
dc.subjectConstruçãopor
dc.subjecttratamento do solopor
dc.subjectestradas não pavimentadaspor
dc.subjectlíquido estabilizante químicopor
dc.subjectcompactaçãopor
dc.titleEstudo do comportamento do solo tratado nas estradas não pavimentadaspor
dc.title.alternativeStudy of the behavior of treated soil on unpaved roadseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC-FCTUC-
degois.publication.titleEstudo do comportamento do solo tratado nas estradas não pavimentadaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202171990-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGuedes, Ana Raquel Alves::0000-0002-2265-502X-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriVieira, João Carlos dos Santos Alves-
uc.degree.elementojuriCorreia, António Alberto Santos-
uc.degree.elementojuriPinto, Maria Isabel Moita-
uc.contributor.advisorFerreira, Adelino Jorge Lopes-
uc.contributor.advisorPinto, Maria Isabel Moita-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1681-0759-
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