Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84708
Title: A Problematização no Ensino-Aprendizagem da Filosofia no Ensino Secundário
Other Titles: Problematisation in the Teaching-Learning Process of Philosophy in Secondary Education
Authors: Antunes, João Manuel Madeira Frota 
Orientador: Umbelino, Luís António Ferreira Correia
Keywords: Problematização; Ensino-Aprendizagem; Filosofia; Ensino Secundário; Problematisation; Teaching-Learning; Philosophy; Secondary Education
Issue Date: 17-Oct-2018
Serial title, monograph or event: A Problematização no Ensino-Aprendizagem da Filosofia no Ensino Secundário
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente trabalho resulta de uma reflexão pedagógico-didáctica a partir do trabalho desenvolvido ao longo um ano de prática pedagógica supervisionada e assume a forma de relatório de estágio, que decorreu na Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte, localizada na cidade da Marinha Grande, ao longo do ano lectivo de 2012/2013. Tratando-se de um relatório de estágio, terá de abordar vários componentes que se exigem a um trabalho deste tipo. Assim, o trabalho terá de incorporar uma parte onde apresente os componentes da prática pedagógica supervisionada, onde se faça uma avaliação a estrutura curricular do curso e onde se apresente, em detalhe, e face às exigências colocadas, o balanço do trabalho realizado ao longo do ano. Terá, também de incorporar uma parte de reflexão pedagógico-didáctica onde, por um lado, de reflita a partir do trabalho realizado e da experiência lectiva e, por outro, se tente inovar a partir dessa mesma reflexão, justificando, assim, uma escolha por uma abordagem didáctica específica. Terá ainda de apresentar, com base na reflexão anterior, um conjunto de dispositivos didácticos, preferencialmente que tenham sido usados em actividade lectiva, elaborados com base na reflexão anterior. Pode incluir, ainda, em forma de anexos, alguns materiais relevantes usados na prática pedagógica supervisionada.Posto isto, o nosso trabalho é composto por três partes fundamentais. Uma primeira, onde fazemos o balanço de um ano de trabalho face às exigências colocadas pela prática pedagógica supervisionada. Uma segunda, onde apresentamos uma reflexão pedagógico-didáctica sobre o uso de dispositivos de problematização no ensino da filosofia no ensino secundário. Finalmente, uma terceira onde apresentamos um conjunto de dispositivos didácticos de problematização em ensino da filosofia, elaborados com base na reflexão anterior. Palavras Chave: Problematização, Ensino-Aprendizagem, Filosofia, Ensino Secundário.
The present work results from a pedagogical-didactic reflection based on the work developed over a year of supervised pedagogical practice and takes the form of a traineeship report, which took place at Engº Acácio Calazans Duarte Secondary School, located in the city of Marinha Grande, during the academic year 2012/2013.In the case of a traineeship report, we will have to deal with several components that are required for a job of this type. Thus, the work will have to incorporate a part where it presents the components of supervised pedagogical practice, where an evaluation is made of the curricular structure of the course and where the work done during the course of the year is presented in detail and in face of the demands placed. It will also have to incorporate a part of pedagogical-didactic reflection where, on the one hand, it reflects on the work done and the teaching experience and, on the other, it tries to innovate from the same reflection, thus justifying a choice for a specific didactic approach. It will also have to present, based on the previous reflection, a set of didactic devices, preferably that have been used in class activity, elaborated based on the previous reflection. It may also include, in the form of annexes, some relevant materials used in supervised pedagogical practice.That said, our work is composed of three fundamental parts. A first, where we present the balance a year of work in the face of the demands placed by supervised pedagogical practice. A second, where we present a pedagogical-didactic reflection on the use of devices of problematisation in the teaching of philosophy in secondary education. Finally, a third one, where we present a set of didactic devices of problematisation in philosophy teaching, elaborated based on the previous reflection. Keywords: Problematisation, Teaching-Learning, Philosophy, Secondary Education.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/84708
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

465
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

331
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons