Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84280
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorSimão, Lina Maria Dias Jorge-
dc.date.accessioned2019-01-19T23:27:22Z-
dc.date.available2019-01-19T23:27:22Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84280-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório científico-profissional, intitulado “Avaliação e Intervenção Psicológica na Família – Influência dos Estilos Parentais no Desenvolvimento” sintetiza as principais atividades desenvolvidas ao longo de um percurso profissional de vinte anos, no qual se destaca, particularmente, uma vasta experiência no âmbito da Psicologia em contexto escolar, nos Serviços de Psicologia e Orientação de diversas escolas, discriminando-se, de forma detalhada, as áreas de atividade que lhes estão associadas, nomeadamente em três domínios: a) apoio psicopedagógico e psicológico; b) orientação escolar e profissional e c) apoio ao sistema de relações da comunidade educativa.Este documento aborda, ainda, a importância da família e da parentalidade no desenvolvimento das crianças e jovens, fazendo uma revisão do que a investigação mais recente, preconiza sobre o assunto, a qual realça que diferentes práticas e estilos parentais se repercutem, igualmente, de forma diferenciada no desenvolvimento, podendo constituir-se como fator de risco ou proteção ao mesmo. Caracterizam-se os principais estilos parentais abordados na literatura – 1) autoritativo; 2) autoritário; 3) indulgente e 4) negligente e realçam-se as associações positivas que têm sido encontradas entre estilo parental autoritativo e competências socioemocionais, sucesso escolar dos alunos e saúde mental. Por último, referem-se algumas implicações da investigação parental para a prática e para a aplicação de políticas públicas que reconheçam o papel crucial desempenhado pela família e parentalidade no bem estar infanto-juvenil.por
dc.description.abstractThis scientific-professional report entitled “Assessment and Psychological Intervention in the Family - Influence of Parenting Styles on Development” summarizes the main activities developed over a twenty-year professional career, in which it stands out, particularly a great deal of experience in the field of Psychology in a school context, in the Psychology and Guidance Services of several schools, discriminating in detail the areas of activity associated with them, namely in three domains: a) psycho-pedagogical and psychological support; b) career counseling and guidance and c) support to the system of relations of the educational community.This document also discusses the importance of family and parenting in the development of children and young people, reviewing what the most recent research advocates on the subject, which emphasizes that different practices and parenting styles are also reflected in differentiated form in the development, being able to constitute as risk factor or protection to the same. It also characterizes the main parenting styles discussed in the literature: 1) authoritative; 2) authoritarian; 3) indulgent and 4) negligent and emphasizes the positive associations that have been found between authoritative parenting style and socioemotional skills, student success and mental health. Finally, it is mentioned some implications of parental research for the practice and application of public policies that recognize the crucial role played by family and parenting in the well-being of children and adolescents.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectfamíliapor
dc.subjectparentalidadepor
dc.subjectpráticas parentaispor
dc.subjectestilos parentaispor
dc.subjectdesenvolvimentopor
dc.subjectfamilyeng
dc.subjectparentingeng
dc.subjectparenting practiceseng
dc.subjectparenting styleseng
dc.subjectdevelopmenteng
dc.titleAvaliação e Intervenção Psicológica na Família - Influência dos Estilos Parentais no Desenvolvimentopor
dc.title.alternativeAssessment and Psychological Intervention in the Family - Influence of Parenting Styles on Developmenteng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleAvaliação e Intervenção Psicológica na Família - Influência dos Estilos Parentais no Desenvolvimentopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202144372-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSimão, Lina Maria Dias Jorge::0000-0002-5670-5128-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriFerro, Maria Jorge Santos Almeida Rama-
uc.degree.elementojuriSantos, Eduardo João Ribeiro-
uc.degree.elementojuriFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextreserved-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Relatório Cient-prof_Lina Simão.pdf2.49 MBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 50

565
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

362
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons