Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84280
Title: Avaliação e Intervenção Psicológica na Família - Influência dos Estilos Parentais no Desenvolvimento
Other Titles: Assessment and Psychological Intervention in the Family - Influence of Parenting Styles on Development
Authors: Simão, Lina Maria Dias Jorge 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: família; parentalidade; práticas parentais; estilos parentais; desenvolvimento; family; parenting; parenting practices; parenting styles; development
Issue Date: 31-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Avaliação e Intervenção Psicológica na Família - Influência dos Estilos Parentais no Desenvolvimento
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório científico-profissional, intitulado “Avaliação e Intervenção Psicológica na Família – Influência dos Estilos Parentais no Desenvolvimento” sintetiza as principais atividades desenvolvidas ao longo de um percurso profissional de vinte anos, no qual se destaca, particularmente, uma vasta experiência no âmbito da Psicologia em contexto escolar, nos Serviços de Psicologia e Orientação de diversas escolas, discriminando-se, de forma detalhada, as áreas de atividade que lhes estão associadas, nomeadamente em três domínios: a) apoio psicopedagógico e psicológico; b) orientação escolar e profissional e c) apoio ao sistema de relações da comunidade educativa.Este documento aborda, ainda, a importância da família e da parentalidade no desenvolvimento das crianças e jovens, fazendo uma revisão do que a investigação mais recente, preconiza sobre o assunto, a qual realça que diferentes práticas e estilos parentais se repercutem, igualmente, de forma diferenciada no desenvolvimento, podendo constituir-se como fator de risco ou proteção ao mesmo. Caracterizam-se os principais estilos parentais abordados na literatura – 1) autoritativo; 2) autoritário; 3) indulgente e 4) negligente e realçam-se as associações positivas que têm sido encontradas entre estilo parental autoritativo e competências socioemocionais, sucesso escolar dos alunos e saúde mental. Por último, referem-se algumas implicações da investigação parental para a prática e para a aplicação de políticas públicas que reconheçam o papel crucial desempenhado pela família e parentalidade no bem estar infanto-juvenil.
This scientific-professional report entitled “Assessment and Psychological Intervention in the Family - Influence of Parenting Styles on Development” summarizes the main activities developed over a twenty-year professional career, in which it stands out, particularly a great deal of experience in the field of Psychology in a school context, in the Psychology and Guidance Services of several schools, discriminating in detail the areas of activity associated with them, namely in three domains: a) psycho-pedagogical and psychological support; b) career counseling and guidance and c) support to the system of relations of the educational community.This document also discusses the importance of family and parenting in the development of children and young people, reviewing what the most recent research advocates on the subject, which emphasizes that different practices and parenting styles are also reflected in differentiated form in the development, being able to constitute as risk factor or protection to the same. It also characterizes the main parenting styles discussed in the literature: 1) authoritative; 2) authoritarian; 3) indulgent and 4) negligent and emphasizes the positive associations that have been found between authoritative parenting style and socioemotional skills, student success and mental health. Finally, it is mentioned some implications of parental research for the practice and application of public policies that recognize the crucial role played by family and parenting in the well-being of children and adolescents.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84280
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Relatório Cient-prof_Lina Simão.pdf2.49 MBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s) 50

561
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

362
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons