Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84272
Título: O impacto da coordenação relacional na performance organizacional: o estudo de caso no IPOCFG, E.P.E.
Outros títulos: The impact of relational coordination on Organizational Performance: the case study of the IPOCFG, E.P.E.
Autor: Fragoso, Telma Margarida Almeida 
Orientador: Costa, João Pedro Dias Fontes da
Palavras-chave: Coordenação Relacional; Performance Organizacional; Performance individual; Coesão de grupos; Relational Coordination; Organizational Performance; Individual performance; Cohesion of groups
Data: 13-Out-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: O impacto da coordenação relacional na performance organizacional: o estudo de caso no IPOCFG, E.P.E.
Local de edição ou do evento: IPOCFG, E..P. E.
Resumo: Todas as organizações perseguem o objetivo de alcançar uma elevada performance organizacional. Contudo, para a alcançar é necessário conjugar vários interesses e fatores, de forma a criar uma organização que concretize a sua missão com um máximo de benefícios para todos a um mínimo de custos. A capacitação das organizações e dos seus colaboradores são assim fundamentais para atingir o sucesso organizacional e para garantir uma prestação de serviços de alta qualidade. O objetivo deste relatório traduz-se no estudo da coordenação funcional e coordenação relacional como fatores essenciais para atingir uma elevada performance organizacional. Ao tratar-se de uma instituição hospitalar e, sendo o setor da saúde um sector de elevada complexidade, a prestação de um serviço de alta qualidade é resultado de uma coordenação funcional e relacional. Assim, se por um lado coordenação funcional diz respeito à conciliação de interesses nomeadamente interesses clínicos e de gestão, por outro lado, a coordenação relacional diz respeito à existência de uma boa relação profissional entre indivíduos que trabalham em proximidade física, sendo partilhada uma visão comum da organização na qual cada um desempenha o seu papel. Para alcançar o objetivo proposto neste relatório participaram na pesquisa 8 profissionais do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Francisco Gentil, EPE (IPOCFG, E.P.E.) como forma de recolher as suas perceções.Todas as organizações perseguem o objetivo de alcançar uma elevada performance organizacional. Contudo, para a alcançar é necessário conjugar vários interesses e fatores, de forma a criar uma organização que concretize a sua missão com um máximo de benefícios para todos a um mínimo de custos. A capacitação das organizações e dos seus colaboradores são assim fundamentais para atingir o sucesso organizacional e para garantir uma prestação de serviços de alta qualidade. O objetivo deste relatório traduz-se no estudo da coordenação funcional e coordenação relacional como fatores essenciais para atingir uma elevada performance organizacional. Ao tratar-se de uma instituição hospitalar e, sendo o setor da saúde um sector de elevada complexidade, a prestação de um serviço de alta qualidade é resultado de uma coordenação funcional e relacional. Assim, se por um lado coordenação funcional diz respeito à conciliação de interesses nomeadamente interesses clínicos e de gestão, por outro lado, a coordenação relacional diz respeito à existência de uma boa relação profissional entre indivíduos que trabalham em proximidade física, sendo partilhada uma visão comum da organização na qual cada um desempenha o seu papel. Para alcançar o objetivo proposto neste relatório participaram na pesquisa 8 profissionais do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Francisco Gentil, EPE (IPOCFG, E.P.E.) como forma de recolher as suas perceções.
All organizations pursue the goal of achieving high organizational performance. However, in order to achieve this, it is necessary to combine various interests and factors, in order to create an organization that fulfills its mission with maximum benefits for all to a minimum of costs. Empowering organizations and their employees are thus key to achieving organizational success and ensuring high-quality service delivery.The objective of this report is the study of functional coordination and relational coordination as essential factors to achieve a high organizational performance. Since it is a hospital and, as the health sector is a highly complex sector, the provision of a high-quality service is the result of a functional and relational coordination. Thus, if on the one hand functional coordination concerns the reconciliation of interests including clinical and management interests, on the other hand, relational coordination concerns the existence of a good professional relationship between individuals working in physical proximity, and shared a common vision of the organization in which each performs its role.To achieve the objective proposed in this report, 8 professionals from the Portuguese Institute of Oncology of Coimbra, Francisco Gentil, EPE (IPOCFG, E.P.E.) participated in the survey as a way of collecting their perceptions.All organizations pursue the goal of achieving high organizational performance. However, in order to achieve this, it is necessary to combine various interests and factors, in order to create an organization that fulfills its mission with maximum benefits for all to a minimum of costs. Empowering organizations and their employees are thus key to achieving organizational success and ensuring high-quality service delivery.The objective of this report is the study of functional coordination and relational coordination as essential factors to achieve a high organizational performance. Since it is a hospital and, as the health sector is a highly complex sector, the provision of a high-quality service is the result of a functional and relational coordination. Thus, if on the one hand functional coordination concerns the reconciliation of interests including clinical and management interests, on the other hand, relational coordination concerns the existence of a good professional relationship between individuals working in physical proximity, and shared a common vision of the organization in which each performs its role.To achieve the objective proposed in this report, 8 professionals from the Portuguese Institute of Oncology of Coimbra, Francisco Gentil, EPE (IPOCFG, E.P.E.) participated in the survey as a way of collecting their perceptions.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Pública Empresarial - extinto apresentado à Faculdade de Direito
URI: https://hdl.handle.net/10316/84272
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de estágio.pdf1.21 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

778
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

465
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons