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Título: “Pais Positivos” – do Programa “Mais Família – Mais Criança”, na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Santarém
Outros títulos: "Positive Parents" - from the "More Family - More Children" Program, at the Commission for the Protection of Children and young people at Risk in Santarém
Autor: Gralheira, Sara Andreia Varela 
Orientador: Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Palavras-chave: Parentalidade; Educação Parental; Família; Promoção; Prevenção; Parenting; Parental Education; Family; Promotion; Prevention
Data: 24-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: “Pais Positivos” – do Programa “Mais Família – Mais Criança”, na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Santarém
Local de edição ou do evento: Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Santarém
Resumo: O presente relatório intitulado, “Pais Positivos” – do Programa “Mais Família – Mais Criança”, na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Santarém - relata o estágio realizado no âmbito do mestrado de Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, para obtenção do grau de Mestre, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este estágio teve como objetivo construir, implementar e avaliar um programa de Intervenção no âmbito da Educação Parental. O projeto foi desenvolvido com um grupo de pais de famílias sinalizadas e acompanhadas com o principal objetivo de criar uma boa relação entre estes pais e os seus filhos. Pretendeu-se com o mesmo, implementar o programa numa pequena amostra de famílias sinalizadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Santarém, a fim de perceber se esta intervenção terá alguma mudança positiva na vida destas famílias, bem como na resolução dos seus problemas e assim, atuar não só na promoção e proteção, com também na prevenção no que respeita ao futuro. É objetivo conseguir com este trabalho, uma valorização do papel da Educação Parental como modo de aumentar a relação entre os pais e os filhos, promovendo assim o bem-estar das crianças bem como a sua proteção e, por conseguinte, o seu crescimento seguro e saudável. Para que isto fosse possível foi implementado o programa “Mais Família – Mais Criança” para pais de crianças em idade pré-escolar, ao longo de doze sessões, através das quais se pretendeu reduzir os riscos e minimizar os danos, dando “ferramentas” a estes pais para que obtenham competências parentais. A implementação deste programa no âmbito de uma Comissão de Proteção, tem o intuito de demonstrar a importância de trabalhar a Parentalidade neste patamar de intervenção, incentivando a futuras intervenções nesta área.
This report, titled "Positive Parents" - from the "More Family - More Child" Program, in the Commission for the Protection of Children and Young People at Risk in Santarém - describes in a descriptive way the internship done in the Social Education, Development and Local Dynamics, to obtain the Master degree, at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. This internship aimed at building, implementing and evaluating a Parental Education Intervention program. The project was developed with a group of parents of families signaled and accompanied with the main objective of creating a good relationship between these parents and their children. The intention was to implement the program in a small sample of families signaled by the Commission for the Protection of Children and Youth at Risk in Santarém, in order to understand if this intervention will have any positive change in the lives of these families, as well as in the resolution of Their problems, and thus, to act not only in promotion and protection, but also in prevention as regards the future.The aim of this study is to enhance the role of Parental Education as a way to increase the relationship between parents and children, thus promoting the well-being of children and their protection and, therefore, their safe and secure growth. healthy. In order to make this possible, the "More Family - More Child" program was implemented for parents of pre-school children, who completed a work during twelve sessions, about three months, through which Risks, thus minimizing harm, giving "tools" to these parents to obtain parental skills.The implementation of this program in the framework of a Protection Commission aims to demonstrate the importance of working on this level of intervention, encouraging future interventions in this area.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84193
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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