Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/84192
Title: “Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básico
Other Titles: “Why me?” – Bullying in perspective: qualitative analysis of violence among peers in middle school students
Authors: Cerqueira, Adriana Rodrigues Pinto 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: bullying; contexto escolar; pressão dos pares; violência entre pares; estudo qualitativo; bullying; school context; peer pressure; peer violence; qualitative study
Issue Date: 25-Jul-2017
Serial title, monograph or event: “Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básico
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Esta dissertação pretende apresentar uma perspetiva realista daquilo que é a violência em contexto escolar; para tal o conceito de bullying é desmontado e caracterizado, sobretudo em termos de tipologia e intervenientes. Depois de falar do fenómeno de bullying/violência em contexto escolar, é apresentada uma análise qualitativa de cinco casos reais (testemunhos dados por alunos da mesma escola, todos eles vítimas e com histórias diferenciadas), comparando-os com o que podemos encontrar na bibliografia relativa ao tema. As histórias dos jovens englobam quase todos os tipos de bullying, como bullying físico, bullying psicológico e até cyberbullying, sendo que as designações podem diferir de autor para autor. É um estudo que pretende destacar-se pela sua natureza qualitativa, almejando contribuir para a investigação nesta área, tanto a nível empírico, como prático, nomeadamente na intervenção em contexto escolar. Pretende-se que as informações aqui presentes possam ter utilidade na prevenção de casos de violência escolar e na sua identificação e que as histórias narradas pelos jovens participantes possam sensibilizar todos aqueles envolvidos em situações deste género. Os resultados estão de acordo com a literatura relativa ao tema, com destaque para as características apontadas aos agressores e com para as formas de agressão mais frequentes, físicas ou de carácter mais indireto, e também para os tipos de bullying associados a cada género (muito concretamente, rapazes associados ao bullying físico e raparigas ao bullying psicológico).
This thesis aims to present a realistic perspective of what violence in school context is; to do so the concept of bullying is disassembled and characterized, mostly in terms of typology and stakeholders. After talking about the bullying/violence in school context phenomenon, it is presented a qualitative analysis of five real cases (records given by students of the same school, all of them victims and with different stories), comparing them to what may be found in the literature relative to the topic. The young people's stories include almost all types of bullying, such as physical bullying, psychological bullying and even cyberbullying, knowing that the names may differ depending on the author. This is a study that intends to stand out for its qualitative nature, aiming to contribute to the investigation in this field, both empirically and at a practical level, namely in the intervention in school context. It is intended that the information presented here may have utility in the prevention of cases of school violence and in its identification and that the stories told by the young participants may raise awareness among all those involved in situations of this type. The results match the related literature, with emphasis on the features pointed to the bullies, the most frequent ways of aggressions, physical or more indirect, and also on the types of bullying associated with each gender (specifically, boys associated with physical bullying and girls with psychological bullying).
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/84192
Rights: openAccess
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