Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84192
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorCerqueira, Adriana Rodrigues Pinto-
dc.date.accessioned2019-01-19T23:09:37Z-
dc.date.available2019-01-19T23:09:37Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.date.submitted2019-01-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84192-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEsta dissertação pretende apresentar uma perspetiva realista daquilo que é a violência em contexto escolar; para tal o conceito de bullying é desmontado e caracterizado, sobretudo em termos de tipologia e intervenientes. Depois de falar do fenómeno de bullying/violência em contexto escolar, é apresentada uma análise qualitativa de cinco casos reais (testemunhos dados por alunos da mesma escola, todos eles vítimas e com histórias diferenciadas), comparando-os com o que podemos encontrar na bibliografia relativa ao tema. As histórias dos jovens englobam quase todos os tipos de bullying, como bullying físico, bullying psicológico e até cyberbullying, sendo que as designações podem diferir de autor para autor. É um estudo que pretende destacar-se pela sua natureza qualitativa, almejando contribuir para a investigação nesta área, tanto a nível empírico, como prático, nomeadamente na intervenção em contexto escolar. Pretende-se que as informações aqui presentes possam ter utilidade na prevenção de casos de violência escolar e na sua identificação e que as histórias narradas pelos jovens participantes possam sensibilizar todos aqueles envolvidos em situações deste género. Os resultados estão de acordo com a literatura relativa ao tema, com destaque para as características apontadas aos agressores e com para as formas de agressão mais frequentes, físicas ou de carácter mais indireto, e também para os tipos de bullying associados a cada género (muito concretamente, rapazes associados ao bullying físico e raparigas ao bullying psicológico).por
dc.description.abstractThis thesis aims to present a realistic perspective of what violence in school context is; to do so the concept of bullying is disassembled and characterized, mostly in terms of typology and stakeholders. After talking about the bullying/violence in school context phenomenon, it is presented a qualitative analysis of five real cases (records given by students of the same school, all of them victims and with different stories), comparing them to what may be found in the literature relative to the topic. The young people's stories include almost all types of bullying, such as physical bullying, psychological bullying and even cyberbullying, knowing that the names may differ depending on the author. This is a study that intends to stand out for its qualitative nature, aiming to contribute to the investigation in this field, both empirically and at a practical level, namely in the intervention in school context. It is intended that the information presented here may have utility in the prevention of cases of school violence and in its identification and that the stories told by the young participants may raise awareness among all those involved in situations of this type. The results match the related literature, with emphasis on the features pointed to the bullies, the most frequent ways of aggressions, physical or more indirect, and also on the types of bullying associated with each gender (specifically, boys associated with physical bullying and girls with psychological bullying).eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectbullyingpor
dc.subjectcontexto escolarpor
dc.subjectpressão dos parespor
dc.subjectviolência entre parespor
dc.subjectestudo qualitativopor
dc.subjectbullyingeng
dc.subjectschool contexteng
dc.subjectpeer pressureeng
dc.subjectpeer violenceeng
dc.subjectqualitative studyeng
dc.title“Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básicopor
dc.title.alternative“Why me?” – Bullying in perspective: qualitative analysis of violence among peers in middle school studentseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.title“Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básicopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202143392-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCerqueira, Adriana Rodrigues Pinto::0000-0003-1091-540X-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriFerro, Maria Jorge Santos Almeida Rama-
uc.degree.elementojuriSantos, Eduardo João Ribeiro-
uc.degree.elementojuriFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

521
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

419
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons