Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84179
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºD, no ano letivo de 2016/2017
Outros títulos: Pedagogical Stage Report developed in the Basic and Secundary School Quinta das Flores, next to de 11ºD class, in the leading year of 2016/2017
Autor: Faria, Paulo Alexandre Macedo 
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Palavras-chave: Estágio Pedagógico.; Educação Física; Ensino-Aprendizagem; Disciplina-Indisciplina; Comportamentos de indisciplina; Teacher Training; Physical Education; Teaching-Learning; Discipline-Indiscipline; Disturbing Behaviors.
Data: 26-Jun-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºD, no ano letivo de 2016/2017
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra
Resumo: O presente documento surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico (EP) representou assim uma oportunidade de aplicação, em contexto real, dos conhecimentos adquiridos ao longo de um longo percurso académico, desde a Licenciatura em Ciências do Desporto ao Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O presente Relatório de Estágio encontra-se dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo será realizada uma introdução ao presente documento. O segundo capítulo, será composto por uma contextualização da prática, definindo quais as minhas espectativas iniciais, as opções iniciais e a caracterização das condições de realização, que será dividida pela caracterização do espaço escolar, uma caracterização do grupo de Educação Física (EF) e uma caracterização da turma à qual foram lecionadas as aulas. O terceiro capítulo prende-se com a análise reflexiva sobre a prática pedagógica. Neste capitulo, procurarei debruçar-me sobre: o planeamento - refletindo acerca do planeamento a curto, médio e longo prazo; sobre a realização deste planeamento - procurando refletir acerca das quatro dimensões de intervenção pedagógica; a avaliação – procurando refletir acerca dos procedimentos em todos os momentos de avaliação; e reflexão acerca da atitude ético-profissional apresentada. O quarto e último capítulo será a abordagem ao tema de aprofundamento, procurando identificar, dentro do binómio Disciplina-Indisciplina, perceber quais são os comportamentos de indisciplina mais frequentes nas aulas de EF e perceber a gravidade dos mesmos. Estes dados serão comparados relativamente a professores experientes e professores estagiários. A amostra será composta por trinta elementos, quinze professores experientes e quinze professores estagiários, estando estes em escolas diferentes mas todas no centro da cidade de Coimbra.
This document emerges within a Masters Degree in the Teaching of Physical Education at basic and secondary High school students under the responsibility of the Sport Sciences and of Physical Education faculty in the University of Coimbra. The Teacher Training has, therefore, represented an opportunity to apply, in real context, all the acquired pieces of knowledge along the vast academic path, from the graduation in Sport Sciences to the Masters focusing upon Physical Education, particularly related to basic and secondary high school students. This training report is to be perceived in a four chapters frame, being the first one dedicated to the obvious document introduction, while the second consists of a practice contextualizing, defining, thus, my initial expectations, options and circumstances associated to the accomplishment conditions, being this one section divided in the characterization of the school grounds, a description of the Physical Education group, as well as of the students to which classes were taught. Passing to the third part, the reader will be there confronted with a reflexive analysis over the pedagogical practice. In this area, I’ll be aiming at debating: the planning - reflecting also about its short, middle and long terms; the planning conceiving- trying to discuss the four dimensions of pedagogical approach; the assessment- within a reflection about all its moments; and a natural evaluation about the presented ethical-professional attitude. The fourth and last chapter will be an approach to the deepening topic, trying to identify in the binomial Discipline-Indiscipline and understand which are the most upsetting and frequent behaviors in Physical Education, as well as their gravity. This data is being compared to related experient teachers and trainee teachers. The sample will be constituted by thirty elements, fifteen experient teachers and another fifteen of trainee teachers, being all these in different schools, although all in the perimeter of Coimbra’s center.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/84179
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg2017_Paulo_Faria.pdf2.12 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

421
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

349
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons