Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84149
Título: Gestão Efectiva do Processo Clínico Electrónico: No interesse de quem para quem?
Outros títulos: Effective Management Electronic Health Records:Who's Doing What to Whom?
Autor: PEREIRA, CRISTIANA FRANCISCA ANTUNES 
Orientador: Santos, Maria do Céu Colaço
Palavras-chave: Gestão de Informação; Ética Profissional; Governação; Processo Clínico; Sistemas de Saúde; Information Management; Professional Ethic; Management; Health Records; Health Systems
Data: 26-Out-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Gestão Efectiva do Processo Clínico Electrónico: No interesse de quem para quem?
Local de edição ou do evento: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório descreve e reflete a experiência de estágio curricular realizado no Instituo Português de Oncologia de Coimbra, apresentando algumas reflexões para a gestão da satisfação dos profissionais, e muito em particular no que diz respeito à utilização do processo clínico e processo de implementação do processo eletrónico.Apresentamos um vasto leque de temáticas, todas elas ligadas à saúde e às tecnologias de informação, desde a governação, à gestão de informação, sem descurar os seus contextos históricos e diplomas legais adequados. Deste modo, ao refletir as atividades do estágio e muito em particular ao apresentar o estudo realizado na instituição acolhedora, através de inquéritos por questionário aos profissionais de saúde, analisamos as perceções sobre os processos clínicos utilizados na instituição e o seu impacto na qualidade dos serviços prestados.Para fazer face ao exposto nesta introdução, o presente trabalho está organizado em duas partes. A primeira parte – Quadro Teórico e Conceptual – subdividida em três capítulos. O primeiro centrar-se-á na contextualização do aparecimento da Sociedade da Informação, da Revolução Tecnológica e dos Sistemas de Informação, bem como as alterações das estruturas e estratégias organizacionais. O segundo capítulo procurou aprofundar o tema para o Sector da Saúde, as suas reformas, evolução e gestão, baseando-se na perspetival dos médicos – o processo clínico. Por ultimo, o terceiro procurou apresentar os contextos de governação hospitalar conjugando a implementação do processo clínico eletrónico e as suas implicações na satisfação dos clínicos e suas relações com os seus pacientes. A segunda - Estudo de Caso – apresenta e clarifica o estudo feito no presente trabalho, identificando as razões que levaram a este tema, a metodologia utilizada, e discussão de resultados.
This work reproduces the experience and knowledge that we got from a curricular internship at the Instituto Português de Oncologia de Coimbra, we present concepts for professional management satisfaction, more precisely the use of clinical method and implementation of the electronic method. This report starts by introducing several thematic all linked to health and information technologies, since the administration, information management, without overlooking the proper legal certification and historical context. This way, addressing the knowledge that we got from the internship, mainly presenting the study conducted at the institution, trough surveys addressed to health care professionals, we analyze the understanding of clinical method used in the institution and the impact in the quality of the services provided.In order to address the above, the present paper is organized in two parts. The first part - Theoretical and Conceptual Framework - subdivided into three chapters. The first will focus on the contextualization of the emergence of the Information Society, Technological Revolution and Information Systems, as well as changes in organizational structures and strategies. The second chapter sought to focus on the theme for the Health Sector, its reforms, evolution and management, based on the perspectives of physicians - the clinical process. Finally, the third one sought to present the hospital governance contexts by combining the implementation of the electronic clinical process and its implications for the satisfaction of physicians and their relationships with their patients. The second part - Case Study - presents and clarifies the study done in the present study, identifying the reasons that led to this topic, the methodology used, and discussion of results.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Pública Empresarial - extinto apresentado à Faculdade de Direito
URI: https://hdl.handle.net/10316/84149
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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