Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84139
Título: Empreendedorismo no Ensino Superior: Estudo Psicométrico da Escala dos Incentivos ao Empreendedorismo e o seu Impacto no Potencial Empreendedor
Outros títulos: Entrepreneurship in Higher Education: Psychometric Study of the Incentives Scale to Entrepreneurship and its Impact on Entrepreneurial Potential
Autor: Ribeiro, Fabrícia Teixeira 
Orientador: Carvalho, Carla Maria Santos
Mónico, Lisete Santos Mendes
Parreira, Pedro Miguel Santos Dinis
Palavras-chave: Empreendedorismo; Potencial empreendedor; Incentivos ao empreendedorismo; Desejo de empreender; Preparação académica; Academic preparation; Entrepreneurial potential; Entrepreneurship; Entrepreneurship incentives; Entrepreneurship motivation
Data: 24-Fev-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Empreendedorismo no Ensino Superior: Estudo Psicométrico da Escala dos Incentivos ao Empreendedorismo e o seu Impacto no Potencial Empreendedor
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra
Resumo: A presente investigação tem como objetivo central investigar o papel da perceção dos estudantes do ensino superior politécnico português sobre os incentivos ao empreendedorismo com o potencial empreendedor dos mesmos, controlando os efeitos da preparação académica e do desejo de empreender. A investigação encontra-se dividida em dois estudos. O objetivo do primeiro estudo é analisar as propriedades psicométricas da Escala dos Incentivos ao Empreendedorismo e, conhecer as perceções dos estudantes do Ensino Superior Politécnico Português acerca dos incentivos mais influentes para se empreender. O segundo estudo tem como objetivo estudar o papel preditivo dos Incentivos ao Empreendedorismo no Potencial Empreendedor dos referidos estudantes, controlando os efeitos da Preparação Académica para Empreender e do Desejo de empreender.Surge no âmbito de um projeto promovido pelo Poliempreende, constituído por várias instituições do Ensino Superior Politécnico Português, cujo objetivo comum é a promoção da educação para o Empreendedorismo. Foi utilizada uma amostra de 6532 estudantes de 17 instituições de ensino superior politécnico, que responderam a um questionário concebido para este fim por Parreira, Pereira e Brito (2011), no campo de ação do mesmo projeto.No que diz respeito ao primeiro estudo, procedeu-se a uma análise fatorial exploratória com metade da amostra aleatoriamente dividida, tendo emergido dois fatores (F1- Incentivos Financeiros e Governamentais; F2 - Incentivos Educacionais e de Consultoria) responsáveis por 58.87% da variância. A análise fatorial confirmatória realizada com a segunda parte da amostra confirmou a estrutura bifatorial obtida, apresentando bons índices de ajustamento, NFI = .888, SRMR = .049, CFI = .890, TLI = .868. A escala apresentou uma boa fiabilidade e validades convergente e discriminante.Relativamente ao segundo estudo na análise de dados foi gerada uma matriz de intercorrelações entre os Incentivos ao Empreendedorismo, a Preparação Académica para Empreender, o Potencial Empreendedor e o Desejo de Empreender, sendo posteriormente executada uma regressão múltipla hierárquica. Os resultados indicam que os Incentivos ao Empreendedorismo revelam uma capacidade preditiva de 19% do Potencial empreendedor, após controlo estatístico do Desejo de Empreender e da Preparação Académica dos alunos para o empreendedorismo. Os Incentivos Educacionais e de Consultoria (β=.15) revelaram ligeiramente mais aptidões preditivas que os Incentivos Financeiros e Governamentais (β=.12). Contudo, o Desejo de Empreender revelou-se o preditor mais robusto na explicação do Potencial Empreendedor (β=.29).Os resultados são discutidos atendendo à aposta da academia no desenvolvimento de competências empreendedoras, que se revela cada vez mais importante para o futuro do empreendedorismo em Portugal. Algumas limitações e pistas para investigações futuras são discutidas.
The present investigation is mainly purposed to correlate the incentive scale with entrepreneurial potential, assuring the effects of Academic Preparation to Enterprise and Entrepreneurial Motivation. The research has been divided in two studies. The first is focused on analysing the psychometric functions of the Incentive Scale to Entrepreneurship and, to learn Portuguese Polytechnic Higher Education students' perceptions on the most influential incentives to endeavour. The second study is intended to investigate the entrepreneurship incentives effects on the entrepreneurial potential of Portuguese Polytechnic Higher Education students, assuring the effects of Academic Preparation to Enterprise and Entrepreneurial Motivation.Within the framework of a project advanced by Poliempreende, incorporated by several Portuguese Polytechnic Higher Education institutions, whose main purpose is to promote Entrepreneurship education. Within the project's work field, it was used a sample concerning 6532 students from 17 polytechnic higher education establishments, in which they answered a questionnaire conceived by Parreira, Pereira and Brito (2011). With regards to the first study, an exploratory factor analysis was undertaken, in which half of the sample was erratically divided, having emerged two factors (F1 - Financial and Governmental Incentives; F2 - Educational and Consultancy Incentives) responsible for 58.87% of variance. The confirmatory factor analysis held with the second half of the sample confirmed the bifactor structure, delivering fine adjustment rates, NFI = .888, SRMR = .049, CFI = .890, TLI = .868. The scale presented proper reliability and convergent and discriminant validity.Concerning the second study of the data analysis, it was generated a intercorrelation matrix among Entrepreneurship Incentives, Academic Preparation to Enterprise, Entrepreneurial Potential and Entrepreneurial Motivation, being subsequently performed a hierarchical multiple regression. After statistic control of students' Entrepreneurial Motivation and Academic Preparation for Entrepreneurship, the results indicate that the Entrepreneurship Incentives unveil a 19% predictive capability of the Entrepreneurial potential. Educational and Consultancy Incentives (β=.15) reveal a sightly highter number of predictive skills than those found in Financial and Governmental Incentives (β=.12). However, Entrepreneurial Motivation unveils itself as the strongest predictor regarding the understanding of Entrepreneurial Potential (β=.29). The results are discussed assisting the academy's commitment on the development of entrepreneurial skills, which has been increasingly important in the future of Portugal's entrepreneurship. A few limitations and hints are also discussed for future investigations.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84139
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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