Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84076
Title: Relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2º e 3º ciclo c/ secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma c do 8º ano, no ano letivo de 2016/2017
Other Titles: The teaching training developed in the Escola Básica 2 e 3 ciclos c/ Secundário José Falcão de Miranda do Corvo with the 8th C grade , in the academic year of 2016/2017
Authors: Pereira, Andreia Filipa de Sousa 
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Estágio Pedagógico; Prática docente; Processo ensino-aprendizagem; Análise reflexiva; Indisciplina; Teacher training; Teaching practice; Teaching-learning process; Reflective analysis; Indiscipline
Issue Date: 30-Jun-2017
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLO C/ SECUNDÁRIO JOSÉ FALCÃO DE MIRANDA DO CORVO JUNTO DA TURMA C DO 8º ANO, NO ANO LETIVO DE 2016/2017
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Estágio Pedagógico surge na fase final de um ciclo de estudos, que foi desenvolvido na Escola EB 2,3 c/ Secundário José Falcão, em Miranda do Corvo, junto da turma C do 8º ano. Este estágio teve como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos durante a Licenciatura em Ciências do Desporto e o Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, colocando o estagiário num contexto escolar, a fim de se inserir numa situação real. O principal objetivo deste estágio é ter como experiência a lecionação a uma turma, tendo possibilidade de estar no contexto real, aplicando o que foi aprendido ao longo da licenciatura, bem como de mestrado.Este documento está dividido em diversos temas, sendo que a primeira parte tem como finalidade a caracterização da escola, do grupo disciplinar e da turma onde o estagiário desempenhou as suas funções enquanto docente. Feita toda essa análise, será abordada toda a prática pedagógica desenvolvida, desde a análise e reflexão crítica bem como a fundamentação das decisões tomadas no planeamento, na realização, nomeadamente as dimensões pedagógicas, e na avaliação. Posteriormente, serão descritas as experiências enquanto estagiária, bem como as dificuldades sentidas e as suas formas de resolução. A fase final desde documento irá incidir sobre o aprofundamento do tema-problema, que diz respeito à análise comparativa entre a indisciplina nas aulas de Educação Física e nas restantes disciplinas.Palavras-chave: Estágio Pedagógico. Prática docente. Processo ensino-aprendizagem. Análise reflexiva. Indisciplina.
The Teacher Training appears in the final phase of a cycle of studies, which was developed in the EB 2,3 c/ Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, next to the C class of the 8th grade. This internship was aimed at applying the knowledge acquired during the Degree in Sport Sciences and the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, placing the trainee in a school context, in order to be inserted in a real situation. The main objective of this stage is to have the experience of lecturing to a class, having the possibility of being in the real context, applying what was learned during the degree, as well as of masters.This document is divided into several themes, the first part of which is aimed at characterizing the school, the disciplinary group and the group where the trainee performed his teaching duties. After all this analysis, all the pedagogical practice developed, from the analysis and critical reflection as well as the basis of the decisions taken in the planning, in the realization, namely the pedagogical dimensions, and in the evaluation will be approached. Subsequently, the experiences as a trainee will be described, as well as the difficulties experienced and their ways of solving.The final phase this document will focus on the deepening of the problem theme, which concerns the comparative analysis between indiscipline in Physical Education classes and in the other disciplines.Keywords: Teacher training. Teaching practice. Teaching-learning process. Reflective analysis. Indiscipline.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/84076
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1617_Andreia_Pereira.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

421
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

382
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons