Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84025
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorMonteiro, Maria Alexandre de Sá-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:39:50Z-
dc.date.available2019-01-19T22:39:50Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.date.submitted2019-01-22-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84025-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico é, sem dúvida, um ponto fulcral na formação de um professor de Educação Física, pela sua aplicação prática de conhecimentos e pela apropriação ou desenvolvimento de competências pedagógicas de intervenção e gestão. Trata-se de um período de formação, onde são desenvolvidas competências no âmbito da ética profissional, simultaneamente com a possibilidade de exercer as funções de docente. O Relatório Final de Estágio insere-se no plano curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O presente relatório está dividido em três grandes capítulos que englobam toda a prática realizada este ano. O primeiro, trata uma contextualização da prática desenvolvida, onde são também descritas as expectativas iniciais e as dificuldades ultrapassadas. O segundo capítulo, consiste numa análise reflexiva sobre a prática pedagógica, que aborda as Atividades de Ensino-Aprendizagem, as Atividades de Organização e Gestão Escolar, as Atividades de Projeto e Parcerias Educativas e a Atitude Ético-profissional. Por fim, o terceiro capítulo é o aprofundamento de um tema-problema, um estudo comparativo sobre: “A perceção sobre a disciplina e a indisciplina nos alunos institucionalizados e não institucionalizados: conceito e fatores”. Este estudo revelou que não existem grandes diferenças na perceção entre alunos institucionalizados e não institucionalizados, no que diz respeito à conceção de disciplina e aos fatores de indisciplina.por
dc.description.abstractThe Teacher Training is undoubtedly a focal point in the formation of a Physical Education teacher, for his practical application of knowledge and for the appropriation or development of pedagogical skills of intervention and management. It is a period of training, where skills are developed in the scope of professional ethics, simultaneously with the possibility of exercising the functions of teacher. The Final Report of Teacher Training is included in the curricular plan of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra. This report is divided into three main chapters that cover the entire practice held this year. The first one deals with a contextualization of the developed practice, where the initial expectations and the overcome difficulties are also described. The second chapter consists of a reflexive analysis of pedagogical practice, which addresses Teaching-Learning Activities, School Organization and Management Activities, Project Activities and Educational Partnerships, and Ethical-Professional Attitude. Finally, the third chapter is the deepening of a theme-problem, a comparative study on: "Discipline and Indiscipline - Students' Perception of Conception and Factors". This study revealed that there are no big differences in the perception between institutionalized and non-institutionalized students, regarding the conception and the factors of discipline and indiscipline.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectAlunos Institucionalizadospor
dc.subjectDisciplinapor
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectInstitutionalized Studentseng
dc.subjectDisciplineeng
dc.subjectTeaching-Learning Processeng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 7ºF no ano letivo 2016/2017por
dc.title.alternativeTeacher Training Report developed in "Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia", next to the 7ºF class in the 2016/2017 school yeareng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 7ºF no ano letivo 2016/2017por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202145999-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMonteiro, Maria Alexandre de Sá::0000-0003-3413-9783-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriAbreu, Antero Filipe Rocha-
uc.degree.elementojuriMelo, Diana Inês Correia de-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
REL_Estg1617_Maria_Monteiro.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

431
checked on May 8, 2024

Download(s) 50

401
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons