Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84006
Título: Rec(L)usa-te ao Silêncio
Outros títulos: Rec(L)usa-te ao Silêncio
Autor: Cruz, Patrícia Paulos 
Orientador: Nascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira
Palavras-chave: Estabelecimento Prisional; Reclusão; Educação e Formação de Adultos; Intervenção Musical; Expressão Corporal; Prison Establishment; Prisoners; Adults Education and Training; Music and Body Language Workshops
Data: 25-Out-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Rec(L)usa-te ao Silêncio
Local de edição ou do evento: Estabelecimento Prisional de Coimbra
Resumo: O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido em estágio curricular, realizado no segundo ano do Mestrado de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no domínio da Educação e Formação de Adultos, tendo decorrido no Estabelecimento Prisional de Coimbra.Após a ambientação e familiarização com os serviços e respetivos técnicos, bem como com os reclusos, foi-nos permitido definir qual o rumo a tomar consoante as necessidades sentidas pelo público-alvo e a satisfação das nossas espetativas. Assim, foi criado um Atelier de Música e Expressão Corporal com o objetivo de desenvolver uma abordagem da música como estratégia socioeducativa de desenvolvimento psicossocial em contexto prisional, planificando atividades e dinâmicas adaptadas a este público-alvo. Estimulou-se a participação ativa dos reclusos nas atividades solicitadas, criando uma rede sólida de apoio e confiança.Foram planeadas sessões de música onde os reclusos tiveram oportunidade de participar em dinâmicas grupais recorrendo à música e favorecendo aspetos sociorelacionais, identificando instrumentos e sons correspondentes, explorando novos ritmos musicais e movimentos ao ritmo da música, acabando por desenvolver uma melhor comunicação e relação com o grupo.Refletindo sobre o papel do técnico em Ciências da Educação, o nosso objetivo é perceber de que forma estas actividades de música promovem o desenvolvimento físico, mental, social e cognitivo nos reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra.Para a obtenção de informações recorremos à aplicação de diferentes técnicas como a análise documental, avaliações diagnóstica e final e observação participante.Relativamente aos resultados obtidos, estes permitem-nos concluir que neste público alvo e mesmo a curto prazo, que a música desempenha um papel ativo, facilitador da construção de relações sociais.Conclui-se também que as respostas sociais devem, no cumprimento da sua missão, desenvolver projetos que criem oportunidades para que os reclusos adquiram novas aprendizagens, se enriqueçam culturalmente, e, principalmente mantem a curiosidade pelos aspetos da vida.
The current report presents the work developed during the curricular internship in the second year of Master degree in Educational Sciences on the Department of Phycology and Educational Sciences of the University of Coimbra. The project occurred on the Prison Establishment in the same city in the context of Adults Education and Training.After the first approach with the staff, the technical services and the prisoners, we were allowed to define the goals and set expectations to satisfy the needs of the prison population, as well as our own expectations. We have created a Workshop of Music and Body Language as a strategy to enhance and to further develop psychosocial interaction in that kind of environment, stimulating the collaboration and the creation of a trust network between them, with our support.In those workshops the prisoners experienced group work dynamics planned and stimulated by us, such as contact with all kinds of musical instruments, as well as music rhythms as a base for better social relations and communication.Our major goal as Educational Sciences Technicians is to interpret all the signs given to us in those activities, which is why we have applied different techniques such as document analysis, diagnoses and final evaluations, subject observation.Last, but not least, this kind of projects show that it’s possible to develop plans that enable the cultural and social development of the community involved in them, mainly keeping in check their curiosity with all the regular aspects of life.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84006
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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