Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84005
Título: A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – uma instituição com alma
Outros títulos: The School of Hospitality and Tourism of Coimbra - an institution with a soul
Autor: Marques, Bruna Salomé Nascimento 
Orientador: Reis, Carlos Francisco de Sousa
Palavras-chave: Cultura Organizacional; Cultura Escolar; Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; Educação para a Cidadania; Organizational Culture; School Culture; School of Hospitality and Tourism of Coimbra; Education for Citizenship
Data: 11-Out-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – uma instituição com alma
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Estágio Curricular na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Resumo: O presente relatório pretende descrever o trabalho desenvolvido no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, realizado na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, no decorrer do segundo ano deste ciclo de estudos. Deste modo, este relatório, estando enquadrado no domínio da administração e gestão da formação, tem como principal objetivo não só dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo do período de estágio, assim como apresentar o projeto concebido no âmbito do mesmo. Partindo do tema cultura de uma organização, esta constitui, de forma geral, um sistema de orientações compartilhadas que unem a unidade e lhe conferem uma identidade própria. No centro de qualquer cultura organizacional encontra-se o conjunto de valores compartilhados. Por sua vez, no que diz respeito à cultura escolar, entende-se que esta se carateriza, de modo específico, pelo conjunto dos seus desenhadores: atores (alunos, famílias, professores e colaboradores), discursos e linguagens (modos de conversação e comunicação), instituições (organização e sistema educativo) e práticas. Assim, neste relatório começaremos por realizar o enquadramento institucional do estágio. Procedendo, deste modo, num primeiro momento, à caraterização do mesmo e seu enquadramento no percurso de um aluno do Mestrado em Ciências da Educação, seguindo-se, igualmente, a apresentação e caraterização da instituição acolhedora, neste caso, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Esta caraterização irá, também, ao encontro dos elementos referidos no conceito de cultura escolar, fazendo referência, no seguimento do tema, a aspetos que dizem respeito à educação para a cidadania, levada a cabo nesta instituição.Seguidamente, encontrar-se-á a descrição das atividades desempenhadas e, por último, a apresentação do projeto de intervenção desenvolvido ao longo do mesmo.
This report intends to describe the work developed in the Curricular Internship of the Master's Degree in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, realized in the School of Hospitality and Tourism of Coimbra, during the second year of this cycle of studies.In that way, this report, being part of the administration and management of formation, has as its main objective, not only to let know the work developed during the internship period, as well as to present the project conceived within it.Starting from the culture of an organization, it is, in a general way, a system of shared orientations that unite the unity and give it its own identity. At the centre of any organizational culture there is a set of shared values. In turn, with regard to the school culture, it is understood that this is characterized, in a specific way, by all of its designers: actors (students, families, teachers and employees), speech and language (conversation modes and communication), institutions (organization and educational system) and practices.Therefore, this report will begin to perform the institutional framework of the internship. Proceeding, in this way, firstly, the characterization of it and its framework in the course of a student of the Master in Educational Sciences, followed also by the presentation and characterization of the host institution, in this case, the School of Hospitality and Tourism of Coimbra. This characterization will also meet the elements referred in the concept of school culture, referring, as a follow-up to the theme, to aspects related to education for citizenship, carried out in this institution.Then, we will find the description of the performed activities and, finally, the presentation of the intervention developed along that project.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84005
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Bruna.pdf3.01 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

480
Visto em 17/jul/2024

Downloads 50

361
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons