Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83891
Título: A influência diferencial da Perspetiva Temporal na Adaptabilidade de Carreira e na Autoeficácia na Tomada de Decisão de Carreira em estudantes do ensino secundário
Outros títulos: The differential influence of the Time Perspective on Career Adaptability and Career Decision-Making Self-Efficacy in secondary school students
Autor: Meireles, Sónia Isabel Carvalho 
Orientador: Silva, José Manuel Tomás
Palavras-chave: perspetiva temporal; adaptabilidade de carreira; autoeficácia na decisão de carreira; desenvolvimento vocacional; adolescentes; time perspective; career adaptability; career decision-making self-efficacy; vocational development; adolescents
Data: 24-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: A influência diferencial da Perspetiva Temporal na Adaptabilidade de Carreira e na Autoeficácia na Tomada de Decisão de Carreira em estudantes do ensino secundário
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Investigações prévias têm demonstrado a relevância da perspetiva temporal para uma melhor compreensão de vários aspetos do comportamento e do pensamento humano (Boniwell & Zimbardo, 2004; Zimbardo & Boyd, 1999, 2010), embora o seu foco de interesse resida, predominantemente, na influência do quadro temporal de futuro nos mesmos (Carvalho, 2015; Walker & Tracey, 2012). A presente investigação tem como objetivo explorar as ligações e a influência diferencial das dimensões da perspetiva temporal, avaliada através do Zimbardo Time Perspective Inventory – ZTPI (passado negativo, passado positivo, presente fatalista, presente hedonista e futuro), com os construtos de adaptabilidade de carreira e autoeficácia na decisão de carreira – variáveis consideradas importantes para a realização de boas escolhas vocacionais, ou de carreira escolar e profissional. A amostra é constituída por 150 estudantes do ensino secundário regular que se encontram a frequentar o 11.º e 12.º anos de escolaridade (97 raparigas e 53 rapazes; M = 17.06, DP = 0.85) em instituições de ensino público, pertencentes ao distrito do Porto, Portugal. Foram efetuadas uma série de análises que revelaram correlações importantes entre as variáveis em estudo, sendo o efeito mais forte observado com a perspetiva temporal de futuro. Nas análises de regressão, o conjunto das 5 facetas da perspetiva temporal permitiu explicar uma percentagem considerável da variabilidade em ambos os construtos vocacionais. Isoladamente, as perspetivas temporais de futuro, passado positivo, presente fatalista e presente hedonista são os preditores significativos encontrados. Este último configura-se como um resultado inesperado, merecendo atenção em futuras investigações. Os resultados encontrados sublinham a relevância da perspetiva temporal (tomada numa aceção ampla) como uma importante dimensão no processo de desenvolvimento de carreira adaptativo dos adolescentes.
Previous research has shown the relevance of time perspective for a better understanding of various aspects of the human behavior and cognition (Boniwell & Zimbardo, 2004; Zimbardo & Boyd, 1999, 2010), although their focus is predominantly based on the influence of the future time perspective (Carvalho, 2015; Walker & Tracey, 2012). The present study aimed to investigate the relationships and differential influence of time perspective dimensions, assessed by Zimbardo Time Perspective Inventory - ZTPI (negative-past, positive-past, present-fatalistic, present-hedonistic and future), with career adaptability and career decision-making self-efficacy constructs, variables considered important for making good vocational, educational or professional decisions. Data were collected from 150 regular high-school students attending the 11th and 12th grades (97 girls and 53 boys; M = 17.06, DP = 0.85) at Portuguese public schools, located in the Oporto District, Portugal. A series of analyses were performed, revealing important correlations between the variables under study, with the strongest effect observed under future time perspective. In the regression analyses, the set of 5 factors of time perspective allowed explaining a considerable percentage of variability in both vocational constructs. In isolation, the time perspectives of future, positive-past, present-fatalistic and present-hedonistic are the significant predictors found. The latter is an unexpected result, deserving attention in future investigations. The results highlight the relevance of time perspective (taken broadly) as an important dimension in the adolescent's adaptive career development process.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/83891
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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