Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83273
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dc.contributor.advisorAraújo, Filipe João Boavida Mendonça Machado de-
dc.contributor.authorSilva, Eduardo Filipe Fernandes da-
dc.date.accessioned2018-12-22T19:12:47Z-
dc.date.available2018-12-22T19:12:47Z-
dc.date.issued2017-07-21-
dc.date.submitted2019-01-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83273-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO mercado dos Automóveis Conectados tem marcado presença há já algum tempo, desde pequenas aplicações como atender o telemóvel sem retirar as mãos do volante até aplicações maiores como obter direções para o último restaurante onde o condutor esteve.No entanto, à medida que os automóveis melhoram, os condutores nem por isso. Há tanto para fazer fora e dentro do automóvel que os utilizadores preocupam-se muito menos com o automóvel em si. Acreditamos que a funcionalidade existente hoje em dia nos sistemas de entretenimento informativo pode ser ainda mais estendida e ir além de simplesmente atender o telemóvel sem mãos.Este problema poderia ser resolvido ao manter registo de determinados comportamentos aquando da condução durante um dado intervalo de tempo. Após isso, a informação seria apresentada ao utilizador de forma compreensível. Tal abordagem apresenta vários desafios, nomeadamente na escolha de que eventos devem ser considerados relevantes o suficiente para registar, analisar e retirar conclusões. Um exemplo de tais eventos pode ser o número de vezes que as rodas bloquearam enquanto o automóvel ainda estava em movimento. Este tipo de evento não só irá causar desgaste prematuro no pneu mas também irá causar perda de atrito devido a secções planas criadas. Após acontecer vezes suficientes, talvez seja boa ideia olhar para os pneus para uma possível troca antes que algo de mal aconteça.Esta tese propõe uma aplicação para a consola central do automóvel capaz de identificar e registar este tipo de eventos em tempo real, aliada a uma aplicação online na qual o utilizador poderá consultar tanto dados em bruto como dados estatísticos previamente calculados sobre os seus veículos.Tal será conseguido recorrendo a tecnologia de uma entidade que já está neste mercado há alguma tempo: OpenCar, da INRIX. Esta tecnologia dá uma ideia do que este sector da indústria poderá significar tanto para engenheiros de software como para fabricantes de automóveis.por
dc.description.abstractThe Connected Car market has been around for a while now, growing fromsmall applications like answering the phone without taking the hands off the wheel to larger ones like getting directions to the last restaurant the driver has been to. However, as cars improve, the drivers not so much. There is so much to do inside and outside the car that the users become a lot less concerned about the car itself. We believe the functionality of nowadays vehicles infotainment systems can still be extended greatly, and go further than help the driver answer the phone without hands.The problem could be overcome by keeping track of certain driving behaviours over a given amount of time. Afterwards, the information could bepresented in a way that is understandable for the ordinary end-user. Such approach presents many challenges, namely when choosing which events should be considered relevant enough to track, analyse and take conclusions from. An example of such events can be how many times the wheels locked up under speed. This kind of event not only will cause premature wear on the tyre but will also cause traction loss due to the flat sections created. After happening a few times it may be a good idea to take a look at the tyres to see if they need changing before something bad happens. This thesis proposes a centre console application capable of identifying and keeping track of this type of event in real-time, coupled to a web application in which the user can consult both raw data and calculated statistics about his vehicles. This will be achieved using technology from a company that has been for quite some time around this market: INRIX’s OpenCar. This technology gives an idea of what this sector of the industry could mean to both software engineers and car manufacturers.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCarros Conectadospor
dc.subjectEngenharia de Softwarepor
dc.subjectOpenCarpor
dc.subjectData Miningpor
dc.subjectBusiness Intelligencepor
dc.subjectConnected Carseng
dc.subjectSoftware Engineeringeng
dc.subjectOpenCareng
dc.subjectData Miningeng
dc.subjectBusiness Intelligenceeng
dc.titleOpenCar - The App Platform for Connected Carseng
dc.title.alternativeOpenCar - The App Platform for Connected Carspor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI-FCTUC-
degois.publication.titleOpenCar - The App Platform for Connected Carseng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202122263-
thesis.degree.disciplineInformática-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Eduardo Filipe Fernandes da::0000-0002-5289-5366-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSilva, Jorge Miguel Sá-
uc.degree.elementojuriAraújo, Filipe João Boavida Mendonça Machado de-
uc.degree.elementojuriAntunes, Nuno Manuel dos Santos-
uc.contributor.advisorAraújo, Filipe João Boavida Mendonça Machado de-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1663-1937-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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