Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83258
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisorMagalhães, Paulo Manuel-
dc.contributor.advisorTonicher, Pedro Miguel Callapez-
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Filipa Luis da Silva Borges-
dc.date.accessioned2018-12-22T19:10:07Z-
dc.date.available2018-12-22T19:10:07Z-
dc.date.issued2017-07-14-
dc.date.submitted2019-01-22-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83258-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThis report presents the work developed during the 2016/2017 school year in the 9th and 11th grades at Secondary School of D. Duarte within the curricular unit “Pedagogical Training and Report” of the Master on Biology and Geology Teaching in the 3rd Cycle of the Basic School and in the Secondary School of the Faculty of Sciences and Technology of the Coimbra University. The general objective of the implemented activities was to generate in students the understanding of the reality through sciences. The specific objectives were: to plann and implement strategies that lead to the development of competencies by using practical activities; to analyse the results according to the strategies and resources used; and to interpret and discuss the results. The "Digestive system" and "Blood" of the Biology component was taught in the 9th grade at Natural Sciences subject and the "Sedimentary rocks" of the Geology component was taught in Biology and Geology subject in the 11th grade. In these classes, a variety of strategies and resources were performed in order to have a better learning and a higher perception of the Science reality and their role in the Society, using several practical activities of pencil and paper complemented by some laboratory activities and fieldwork. The evaluation of the strategies was done through the realisation of summative assessment tests and application of a questionnaire. The results revealed that both grades had a good score concluding that students acquired and consolidate the required knowledge. Concerning the questionnaires, the results showed that the use of practical activities as teaching strategies is an added value for the building of students' knowledge.eng
dc.description.abstractEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico e Relatório, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia do 3º ciclo no Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, na qual é apresentado o trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano letivo 2016/2017, em turmas do 9º e de 11º anos de escolaridade da Escola Secundária de D. Duarte, em Coimbra. O objetivo geral das atividades implementadas consistiu em gerar nos alunos a compreensão da realidade através das ciências. Os objetivos específicos para o desenvolvimento deste relatório foram: planear e implementar estratégias para uma aprendizagem direcionada ao desenvolvimento de competências, recorrendo a atividades práticas; avaliar os resultados obtidos de acordo com as estratégias e recursos utilizados e interpretar e discutir os resultados dessa avaliação. A componente de Biologia “Sistema digestivo” e “Sangue” foi lecionada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano, e a componente de Geologia “Rochas sedimentares” nas aulas de Biologia e Geologia do 11º ano. Nestas aulas optou-se por uma diversificação de estratégias e recursos com vista a uma melhor aprendizagem e a uma maior perceção da realidade da Ciência e do seu papel da Sociedade, tendo-se recorrido muitas vezes à realização de atividades práticas de lápis e papel, complementadas por algumas outras de laboratório e, em contexto não-formal, de campo. A avaliação das estratégias foi feita através da realização de fichas de avaliação sumativa e da aplicação de um questionário. Nos resultados das fichas de avaliação sumativa do 9º ano e do 11º ano, a percentagem de acerto nas questões relativas à matéria lecionada mostrou que os alunos construíram bem e consolidaram os conhecimentos requeridos na planificação das aulas lecionadas. Quanto aos questionários aplicados e seus resultados, conclui-se que a utilização de atividades práticas como estratégias de ensino, é uma mais valia para a construção de conhecimentos dos alunos.por
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAtividades práticaspor
dc.subjectEnsino e Aprendizagempor
dc.subjectRochas sedimentarespor
dc.subjectSanguepor
dc.subjectSistema digestivopor
dc.subjectBloodeng
dc.subjectDigestive systemeng
dc.subjectPractical activitieseng
dc.subjectSedimentary rockseng
dc.subjectTeaching and Learningeng
dc.titleÀ descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)por
dc.title.alternativeDiscoveryng of sciences though pratical activities (Digestive system, blood and sedimentary rocks)eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleÀ descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202120511-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores (Biologia e Geologia)-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Ciências da Terra-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRodrigues, Ana Filipa Luis da Silva Borges::0000-0003-3136-9479-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCristóvão, Armando Jorge Amaral Matias-
uc.degree.elementojuriRola, Ana Isabel Simões-
uc.degree.elementojuriLopes, Fernando Carlos da Silva Coelho-
uc.degree.elementojuriAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
uc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
uc.contributor.advisorMagalhães, Paulo Manuel-
uc.contributor.advisorTonicher, Pedro Miguel Callapez-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextreserved-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8761-2151-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6493-2208-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Documento Final.pdf3.56 MBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 50

565
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

376
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons