Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83258
Title: À descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)
Other Titles: Discoveryng of sciences though pratical activities (Digestive system, blood and sedimentary rocks)
Authors: Rodrigues, Ana Filipa Luis da Silva Borges 
Orientador: Abrantes, Isabel Maria de Oliveira
Magalhães, Paulo Manuel
Tonicher, Pedro Miguel Callapez
Keywords: Atividades práticas; Ensino e Aprendizagem; Rochas sedimentares; Sangue; Sistema digestivo; Blood; Digestive system; Practical activities; Sedimentary rocks; Teaching and Learning
Issue Date: 14-Jul-2017
Serial title, monograph or event: À descoberta das ciências através de atividades práticas (Sistema digestivo, sangue e rochas sedimentares)
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: This report presents the work developed during the 2016/2017 school year in the 9th and 11th grades at Secondary School of D. Duarte within the curricular unit “Pedagogical Training and Report” of the Master on Biology and Geology Teaching in the 3rd Cycle of the Basic School and in the Secondary School of the Faculty of Sciences and Technology of the Coimbra University. The general objective of the implemented activities was to generate in students the understanding of the reality through sciences. The specific objectives were: to plann and implement strategies that lead to the development of competencies by using practical activities; to analyse the results according to the strategies and resources used; and to interpret and discuss the results. The "Digestive system" and "Blood" of the Biology component was taught in the 9th grade at Natural Sciences subject and the "Sedimentary rocks" of the Geology component was taught in Biology and Geology subject in the 11th grade. In these classes, a variety of strategies and resources were performed in order to have a better learning and a higher perception of the Science reality and their role in the Society, using several practical activities of pencil and paper complemented by some laboratory activities and fieldwork. The evaluation of the strategies was done through the realisation of summative assessment tests and application of a questionnaire. The results revealed that both grades had a good score concluding that students acquired and consolidate the required knowledge. Concerning the questionnaires, the results showed that the use of practical activities as teaching strategies is an added value for the building of students' knowledge.
Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico e Relatório, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia do 3º ciclo no Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, na qual é apresentado o trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano letivo 2016/2017, em turmas do 9º e de 11º anos de escolaridade da Escola Secundária de D. Duarte, em Coimbra. O objetivo geral das atividades implementadas consistiu em gerar nos alunos a compreensão da realidade através das ciências. Os objetivos específicos para o desenvolvimento deste relatório foram: planear e implementar estratégias para uma aprendizagem direcionada ao desenvolvimento de competências, recorrendo a atividades práticas; avaliar os resultados obtidos de acordo com as estratégias e recursos utilizados e interpretar e discutir os resultados dessa avaliação. A componente de Biologia “Sistema digestivo” e “Sangue” foi lecionada nas aulas de Ciências Naturais do 9º ano, e a componente de Geologia “Rochas sedimentares” nas aulas de Biologia e Geologia do 11º ano. Nestas aulas optou-se por uma diversificação de estratégias e recursos com vista a uma melhor aprendizagem e a uma maior perceção da realidade da Ciência e do seu papel da Sociedade, tendo-se recorrido muitas vezes à realização de atividades práticas de lápis e papel, complementadas por algumas outras de laboratório e, em contexto não-formal, de campo. A avaliação das estratégias foi feita através da realização de fichas de avaliação sumativa e da aplicação de um questionário. Nos resultados das fichas de avaliação sumativa do 9º ano e do 11º ano, a percentagem de acerto nas questões relativas à matéria lecionada mostrou que os alunos construíram bem e consolidaram os conhecimentos requeridos na planificação das aulas lecionadas. Quanto aos questionários aplicados e seus resultados, conclui-se que a utilização de atividades práticas como estratégias de ensino, é uma mais valia para a construção de conhecimentos dos alunos.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83258
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Documento Final.pdf3.56 MBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s) 50

562
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

376
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons