Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83079
Título: Influência de modelos digitais de terreno na simulação do comportamento hidráulico de sistemas de drenagem urbana
Outros títulos: Influence of digital terrain models on simulation of hydraulic behaviour of drainage systems
Autor: Ribeiro, Guilherme Cantante de Carvalho Prata 
Orientador: Leitão, João Paulo
Simões, Nuno Eduardo da Cruz
Palavras-chave: inundação urbana; drenagem urbana; drones; Modelo Digital do Terreno; INFOWORKS; urban flood; urban drainage; drones; Digital Terrain Model; INFOWORKS
Data: 1-Fev-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Influência de modelos digitais de terreno na simulação do comportamento hidráulico de sistemas de drenagem urbana
Local de edição ou do evento: DEC - FCTUC
Resumo: O fenómeno de inundação urbana afecta parte significativa da população com grande frequência, podendo provocar grandes prejuízos socioeconómicos. Com o aumento da impermeabilização dos solos citadinos, devido às novas construções, tem aumentado também o risco de inundação. Assim, em alguns locais, estas são cada vez menos um acontecimento esporádico, para passar a ser quase uma fatalidade, particularmente em dias de precipitação mais elevada.Tendo em vista a previsão dos danos decorrentes destas inundações, bem como a sua possível redução, podem ser realizadas simulações, utilizando modelos de drenagem urbana, para se prever o comportamento hidráulico da bacia em resultado da ocorrência de um fenómeno de precipitação representativo. Para a construção de um modelo é necessário um vasto leque de dados, sendo que a precisão destes é fulcral para a obtenção de resultados fiáveis e precisos. Os drones são veículos aéreos não tripulados de baixo custo, que podem voar a baixa altitude. A incorporação de uma câmara fotográfica nos mesmos, torna possível a sua utilização para a criação de modelos digitais do terreno (MDT) por fotogrametria. A utilização de modelos baseados neste tipo de informação para simular redes de drenagem urbana, permite representar o escoamento superficial 2D com um elevado nível de precisão.Na presente dissertação foram utilizados vários modelos de drenagem urbana, os quais foram corridos em diferentes programas de simulação hidráulica, tendo-se posteriormente comparado os respetivos resultados. ...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
The phenomenon of urban flooding affects a significant part of the population with great frequency and can cause great socioeconomic losses. With the increase of waterproofing of the urban soils, due to the new constructions, also the risk of flooding has increased. Therefore, in some places, these are less and less a sporadic occurrence, to turn out to be almost a fatality, particularly on days of higher precipitation. In order to predict the damage caused by these floods, as well as their possible reduction, simulations using urban drainage models can be carried out to predict the hydraulic behavior of the basin as a result of the occurrence of a representative precipitation phenomenon. For the construction of a model, a wider range of data is necessary, and the precision of these is crucial for reliable and accurate results. Drones are low-cost, unmanned aerial vehicles that can fly at low altitude. The incorporation of a camera on drones, makes possible its use for the creation of digital terrain models (DTM) by photogrammetry. The use of models based on this type of information to simulate urban drainage networks, allowing the representation of 2D surface flow with a high level of precision. In this dissertation, several urban drainage models were used, which were run in different hydraulic simulation programs, and the respective results were then compared.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83079
Direitos: openAccess
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