Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82684
Título: O uso da Imagem em contexto de sala de aula: Aplicação didática no âmbito do tema "A dinâmica de uma Bacia Hidrográfica"
Outros títulos: The use of the image in the classroom within the theme: "The Dynamics of a Hydrographic Basin"
Autor: Monteiro, César José da Cruz 
Orientador: Nunes, Adélia Jesus Nobre
Palavras-chave: Bacia Hidrográfica; Cheia; Imagem; Inundação; Rio Mondego; Hidrographic Basin; Flood; image; inundation; Mondego river
Data: 9-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: O uso da Imagem em contexto de sala de aula: Aplicação didática no âmbito do tema "A dinâmica de uma Bacia Hidrográfica"
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente trabalho sintetiza o culminar do estágio supervisionado, inserido no Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado no Colégio São Teotónio em Coimbra, no ano letivo 2017/2018. Para além da descrição das atividades e estratégias pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano letivo, enquanto professor estagiário de Geografia, será dado particular ênfase ao aprofundamento de um tema científico transposto para contexto de sala de aula. Assim, com recurso ao uso de imagens, recolhidas pelos discentes, foi delineada uma estratégia de ensino/aprendizagem para exploração da temática “A Dinâmica de uma Bacia Hidrográfica – Prevenção de cheias”O relatório encontra-se, assim, estruturado em quatro capítulos. O primeiro reflete o trabalho desenvolvido durante o estágio supervisionado. No segundo e terceiro capítulos faz-se a contextualização e aprofundamento científico dos conceitos, “causas” “consequências” e “medidas de prevenção" associados à dinâmica de uma bacia hidrográfica, e em particular às cheias e inundações, valorizando-se como estudo de caso a bacia do Mondego e, em particular, as cheias de 2000/2001 que afetaram vastas áreas da respetiva planície aluvial, assim como a área urbana de Coimbra. No último capítulo, com o recurso a fotografias selecionadas pelos alunos, dinamizou-se o processo de ensino/aprendizagem, focando-se nas “causas”, “consequências” e “medidas de prevenção” em caso de cheia e/ou inundação.Com a implementação desta estratégia didática, e pudemos verificar, através dos resultados obtidos antes e depois da sua lecionação, um melhor domínio dos conteúdos por parte dos alunos.
The present work summarizes the culmination of a supervised internship, integrated in the Master’s Degree of Geography Education in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education, performed at the Colégio São Teotónio in Coimbra during the school year 2017/2018. Beyond the description of the activities and pedagogic strategies developed throughout the school year as a trainee Geography teacher, it will be given particular emphasis to the deepening of a scientific theme transposed to a class room context. Additionally, the use of images gathered by students, led to the outline of a teaching/learning strategy for the exploration of the theme “Dynamics of a Hydrographic Basin – flood prevention”.The report is structured in four chapters. The first reflects the work developed during the supervised internship. The second and third chapters hold a contextualization and scientific deepening of concepts, causes and consequences, and prevention measures associated to the dynamics of hydrographic basins, particularly when related to floods and inundations. The Mondego basin was a valued case study, especially when considering the floods of 2000/2001 which affected vast areas of the basin’s alluvial plain as well as the urban area of Coimbra. In the last chapter, with resorting to photographs selected by the students, the process of teaching/learning was dynamized while focusing in the “causes”, “consequences” and “prevention measures” in case of flood and/or inundation. The implementation of this didactic strategy allowed to verify, through the obtained results prior to and after its teaching, an improved mastery of the contents by the students.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82684
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
CesarMonteiro_versaofinal.pdf9.23 MBAdobe PDFAcesso Embargado    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

505
Visto em 11/set/2024

Downloads 50

370
Visto em 11/set/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons