Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82564
Título: Memória, Identidade e Estratégias Educativas na Casa da Memória de Guimarães (CDMG)
Outros títulos: Memory, Identity and Educational Strategies in Casa da Memória de Guimarães (CDMG)
Autor: Marques, Mónica Joana Santos 
Orientador: André, João Maria Bernardo Ascenso
Palavras-chave: Memória; Identidade; Património; Museu; Educação; Memory; Identity; Heritage; Museum; Education
Data: 24-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Memória, Identidade e Estratégias Educativas na Casa da Memória de Guimarães (CDMG)
Local de edição ou do evento: Casa da Memória de Guimarães
Resumo: Este Relatório descreve o período de estágio curricular realizado na Casa da Memória de Guimarães (CDMG), no âmbito do Mestrado em Política Cultural Autárquica, entre Outubro de 2017 e Fevereiro de 2018. Esta experiência pretendeu analisar a forma como o Serviço Educativo da Casa da Memória potencia a salvaguarda do Património Cultural Material e Imaterial do concelho de Guimarães e de que forma essas estratégias contribuem para a preservação da memória e da construção da identidade local. Tem como principal objecto de estudo o projecto Pergunta ao Tempo, realizado entre Outubro de 2017 e Maio de 2018. O Relatório divide-se em três partes. A Parte I concentra-se sobre a história do Serviço Educativo no contexto nacional e internacional, na relação museu-escola e na abordagem conceptual da Nova Museologia. A Parte II é dedicada à articulação entre os conceitos de Património, Memória e Identidade e a forma como os Museus desempenham um papel fundamental na conservação de um passado patrimonial para a posterioridade. A Parte III apresenta em detalhe a Entidade Acolhedora, a sua missão, valores e equipa, bem como a programação do Serviço Educativo e o conjunto de actividade acompanhadas e desenvolvidas durante o estágio, nomeadamente o inventário e catalogação bibliotecária da Casa da Memória de Guimarães(CDMG) e do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). Por último, é feita uma uma conclusão que articula a experiência de estágio, juntamente com os projectos e actividade acompanhadas, com o conhecimento aprendido durante o primeiro ano teórico do Mestrado em Política Cultural Autárquica.
This report descrives the internship period made in Casa da Memória de Guimarães (CDMG), in the context of the Master's Degree in Municipal Culture Policy, between October 2017 and February 2018. This experience pretends to analise the way Casa da Memória's Educational Service potencializes the safeguard of tangible and intagle cultural heritage of Guimarães municipality and the way those strategies contribute to the preservation of memory and to the construction of local identity. It's main study case is the project Pergunta ao Tempo, accomplished between October 2017 and May 2018. This report is divided in three parts. The first part concentrates itself in the history of Museums Educational Service in national and international context, in the relationship school-museum and in the approach of the New Museology. The second part is dedicated to link the concepts of Heritage, Memory and Identity and to the way museums can perform a crucial role in transmiting a past heritage to the future. The third part presents in detail the internship host, it's mission, values and work team, as well as the Educational Service program and the activitires followed and developed during the internship, specially the inventory and cataloging of Casa da Memória de Guimarães and Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) libraries. At last, my conclusion articulates the internship experience, as well as the projects and activities I followed, with the knowledge learned during the first theorical year of the Master's Degree in Municipal Culture Policy.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Política Cultural Autárquica apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82564
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio_Mónica Marques.pdf3.56 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

650
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

932
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons