Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82307
Título: Arqueologia da Morte no Gharb "português": almocavares e outros registos funerários
Outros títulos: Archaeology of death in the "portuguese" Gharb: almocavares and other funerary records
Autor: Gonzaga, Ana Raquel 
Orientador: Catarino, Helena Maria Gomes
Palavras-chave: Necrópoles; Sepulturas; Almocavar; Rituais Funerários; Gharb al-Andalus; Necropolis; Graves; Almocavar; Funerary Rituals;; Gharb al-Andalus
Data: 23-Fev-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Arqueologia da Morte no Gharb "português": almocavares e outros registos funerários
Local de edição ou do evento: FLUC
Resumo: O conhecimento sobre as necrópoles islâmicas no território do Al-andalus, esubsequentemente no gharb “português”, é bastante incipiente e parco, vinculado a umamera descrição dos inumados formalmente posicionados em decúbito lateral direito eorientados para a cidade sagrada de Meca.A própria austeridade arquitectónica, a regularidade nos gestos mortuários e aausência de espólio – prescritos tão característicos da esfera funerária islâmica – nãocativam ou incentivam os investigadores a perscrutar este tema.Em contrapartida, as evidências mais dissimuladas que escapam aos olharesmais desatentos reflectem, a nível macro-espacial, a implantação do núcleo funerário e asua relação em particular com a evolução das cidades e, em extensão, a fixação do ritoortodoxo islâmico assimilado pelas comunidades do território Al-Andalus.Neste sentido são analisadas as fontes escritas, bibliográficas, toponímicas eepigráficas de forma a identificar e inventariar as necrópoles islâmicas no actualPortugal e, por conseguinte, distinguem-se os gestos funerários - as orientações, aposição dos esqueletos, a eventual existência de espólio, os tipos de sepulturas erespectivas coberturas – cujos padrões e pontuais excepções nos permitem deduzireventuais câmbios sociais e/ou ideológicos.A própria austeridade arquitectónica, a regularidade nos gestos mortuários e aausência de espólio – prescritos tão característicos da esfera funerária islâmica – nãocativam ou incentivam os investigadores a perscrutar este tema.Em contrapartida, as evidências mais dissimuladas que escapam aos olharesmais desatentos reflectem, a nível macro-espacial, a implantação do núcleo funerário e asua relação em particular com a evolução das cidades e, em extensão, a fixação do ritoortodoxo islâmico assimilado pelas comunidades do território Al-Andalus.Neste sentido são analisadas as fontes escritas, bibliográficas, toponímicas eepigráficas de forma a identificar e inventariar as necrópoles islâmicas no actualPortugal e, por conseguinte, distinguem-se os gestos funerários - as orientações, aposição dos esqueletos, a eventual existência de espólio, os tipos de sepulturas erespectivas coberturas – cujos padrões e pontuais excepções nos permitem deduzireventuais câmbios sociais e/ou ideológicos.
The knowledge about the Islamic necropolis in the territory of Al-andalus, andspecially of “portuguese” gharb, is rather incipient and it’s usually linked to a meredescription of the deceased positioned in right lateral decubitus and oriented to thesacred city of Mecca.The architectural austerity, the regularity of the mortuary gestures and theabsence of funerary burial – prescriptions so characteristic of the Islamic funerarysphere – do not tend to captivate or encourage researchers to inquire about this subject.However the most disguised evidence reflect, on a larger scale, the implantationof the necropolis and its relation with the evolution of each city and, on a smaller scale,the fixation of the islamic orthodox rite assimilated by the andalus population.Therefore, I analysed the written sources, the toponymic and epigraphic data inorder to identify and compile the islamic necropolis evidences in Portugal and,thereafter, I distinguish the funerary gestures (the orientations and positions of theskeletons, the types of graves and the funerary materials when they’re present) whoseparity and exceptions allow us to deduce possible social and/or ideological changes.The knowledge about the Islamic necropolis in the territory of Al-andalus, andspecially of “portuguese” gharb, is rather incipient and it’s usually linked to a meredescription of the deceased positioned in right lateral decubitus and oriented to thesacred city of Mecca.The architectural austerity, the regularity of the mortuary gestures and theabsence of funerary burial – prescriptions so characteristic of the Islamic funerarysphere – do not tend to captivate or encourage researchers to inquire about this subject.However the most disguised evidence reflect, on a larger scale, the implantationof the necropolis and its relation with the evolution of each city and, on a smaller scale,the fixation of the islamic orthodox rite assimilated by the andalus population.Therefore, I analysed the written sources, the toponymic and epigraphic data inorder to identify and compile the islamic necropolis evidences in Portugal and,thereafter, I distinguish the funerary gestures (the orientations and positions of theskeletons, the types of graves and the funerary materials when they’re present) whoseparity and exceptions allow us to deduce possible social and/or ideological changes.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arqueologia e Território apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82307
Direitos: openAccess
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