Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/82301
Title: Comunicação organizacional: o digital como ferramenta para a construção de um espaço estratégico
Other Titles: Organizational communication: the digital as a tool for the construction of a strategic space
Authors: Oliveira, Cristina Borges de 
Orientador: Silva, João José Figueira da
Keywords: comunicação; valor estratégico; redes sociais; internet; digital analytics; communication; strategic value; social media; internet; digital analytics
Issue Date: 11-Oct-2018
Keywords: comunicação; valor estratégico; redes sociais; internet; digital analytics; communication; strategic value; social media; internet; digital analytics
Issue Date: 11-Oct-2018
Abstract: Desde dos primórdios que a comunicação ocupa um papel fundamental na natureza humana, seja esta numa componente social ou profissional. Contudo, com os progressos sociais e tecnológicos que se deram nos últimos anos, a comunicação ganhou novas dimensões e é hoje utilizada nas mais diversas áreas e em meios cada vez mais diversificados. A emersão das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, e consequentemente a internet, exaltou a importância da comunicação. Com estas novas ferramentas a troca de informações ao redor do mundo tornou-se mais fácil e veloz, com um carácter muito mais interativo e participativo do que alguma vez visto. De agora em diante as pessoas podem comunicar entre si, independentemente da sua localização geográfica. Ou seja, nos dias que decorrem basta apenas ter acesso a um meio eletrónico com ligação à internet para que se consiga interagir com uma outra pessoa que esteja no ponto oposto do globo. A comunicação é instantânea e o elemento de espera é prescindível; no momento em que a mensagem é enviada, é automaticamente recebida pelo recetor. Estas mudanças obrigaram a sociedade a adotar novas posturas nos seus ambientes sociais e profissionais de modo a que se adaptassem aos novos tempos em que se vive. As alterações deram-se com maior intensidade nas organizações, que tiveram de modificar métodos de negócio, comunicação e de organização. As novas tecnologias passaram assim a ocupar um papel de relevância em todos os elementos de negócio e planeamentos estratégicos, nomeadamente ao exercerem efeitos diretos nos clientes, fornecedores, concorrentes, membros de canais, técnicas de marketing e processos organizacionais. A internet viria assim a ser encarada como um meio de comunicação, de interação e de organização social (Castells, 2005: 255), acabando por se tornar num elemento essencial no desenvolvimento e crescimento das empresas. Esta é uma ferramenta útil para a construção de projetos, contudo, é importante realçar que não basta juntar o digital às antigas técnicas de marketing que a empresa já exercia. Há que primeiro compreender de que forma a comunicação digital pode ser aplicada no quotidiano das empresas, quais as melhores estratégias a adotar e quais as alterações necessárias para que o seu uso não seja limitado, mas sim diferenciador face a outros media existentes (Cardoso, 2005: 32).Assim sendo, este será o meu ponto de partida para o presente relatório: entender de que forma a internet e todas as suas componentes vieram modificar as dinâmicas organizacionais, quais as estratégias utilizadas e seus benefícios. O relatório surge no âmbito do estágio curricular aplicado no segundo ano do Mestrado de Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo este tido lugar na empresa CBRAIN – Coimbra Advanced Innovation, com início no dia 7 de setembro de 2017 e conclusão no dia 11 de dezembro do mesmo ano. O relatório inicia-se com uma contextualização teórica relativa ao tópico apresentado, com especial foco nas redes sociais online, nas possibilidades que estas trouxeram para as organizações e a forma como foram aplicadas nos planeamentos estratégicos. Concluirei o mesmo com uma descrição relativa ao meu estágio curricular de forma a relacionar a matéria apresentada com o que desenvolvi enquanto estagiária na CBRAIN.
From the beginning, communication plays a fundamental role in human nature, be it a social or professional component. However, with the social and technological advances that have taken place in recent years, communication has gained new dimensions and is used today in a wide range of areas and in increasingly diverse environments.The emergence of the new Information and Communication Technologies, and consequently the Internet, highlighted the importance of communication. With these new tools the exchange of information around the world has become easier and faster, with a much more interactive and participative character than ever seen. From now on people can communicate with each other, regardless of their geographical location. That is, in the days that happen, all you have to do is access to an electronic means with internet connection so that you can interact with another person who is on the opposite side of the globe. Communication is instantaneous and the waiting element is expendable; at the time the message is sent, is automatically received by the recipient.These changes obliged society to adopt new positions in their social and professional environments in order to adapt to the new times in which they live. The changes took place with greater intensity in the organizations, which had to modify business, communication and organizational methods. New technologies have come to play a key role in all business elements and strategic planning, in particular by having direct effects on customers, suppliers, competitors, channel members, marketing techniques and organizational processes.The Internet would thus be seen as a means of communication, interaction and social organization (Castells, 2005: 255), eventually becoming an essential element in the development and growth of companies. This is a useful tool for the construction of projects, however, it is important to emphasize that it is not enough to join the digital to the old techniques of marketing that the company already exerted. It is necessary to first understand how digital communication can be applied in companies' everyday life, what strategies are best to adopt and what changes are necessary so that their use is not limited, but rather differentiating from other existing media (Cardoso, 2005 : 32).So, this will be my starting point for this report: to understand how the internet and all its components have changed organizational dynamics, what strategies are used and their benefits. The report comes within the scope of the curricular internship applied in the second year of the Journalism and Communication Master of the Faculty of Letters of the University of Coimbra, which was held at CBRAIN - Coimbra Advanced Innovation, beginning on September 7, 2017 and concluded on December 11 of the same year.The report begins with a theoretical context related to the topic presented, with a special focus on online social networks, the possibilities they have brought to organizations and how they have been applied in strategic planning. I will conclude with a description of my curricular internship in order to relate the material presented with what I developed as a trainee at CBRAIN.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/82301
Rights: openAccess
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