Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82298
Título: Literacia da Informação nas Escolas de Engenharia em Portugal
Outros títulos: Information Literacy in Engineering Schools in Portugal
Autor: Silva, Rosa Maria Gomes da 
Orientador: Borges, Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques
Palavras-chave: Literacia da Informação; Bibliotecas de Ensino Superior; Cursos de Engenharia; Information Literacy; Higher Education Libraries; Engineering Courses
Data: 18-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Literacia da Informação nas Escolas de Engenharia em Portugal
Local de edição ou do evento: FLUC
Resumo: A literacia da informação é cada vez mais importante numa sociedade contemporâneacaracterizada por um ambiente de rápidas mudanças tecnológicas e disseminação de recursosde informação e é reconhecida em larga escala como uma competência fundamental para osucesso académico dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior (IES).Dotar os estudantes de competências base sobre literacia da informação é o ponto fulcrala desenvolver, para que tanto estes como as instituições de ensino obtenham sucesso,credibilidade e visibilidade na sociedade onde nos inserimos.As ações de formação são uma realidade cada vez mais presente nas IES que têm comofoco principal o estudante, pois é nele que se concentram as atenções por parte dos profissionaisda informação e dos docentes. Perceber qual o nível de literacia do estudante torna-sefundamental, para que a partir daí se desenvolvam os métodos de ensino e avaliação baseadosnas suas necessidades. O ensino-aprendizagem deixou de se basear somente no “como usar ainformação” e passou a basear-se também no “porquê da informação”.O principal objetivo da presente dissertação é refletir sobre questões de literacia dainformação em contexto académico, especificamente em cursos de engenharia.O trabalho divide-se em dois eixos: a parte teórica, isto é, a revisão da literatura e a parteempírica, compondo-se por dois estudos de caso.Focamos a ciência aberta no âmbito da literacia da informação e as novas tendênciaspara as bibliotecas do ensino superior. Com os dois casos práticos, a nossa pretensão é perceberas atitudes, perceções e práticas pedagógicas dos profissionais da informação no que respeitaàs ações de formação sobre competências em literacia da informação por eles ministradas nassuas instituições de ensino. Por outro lado, pretendemos também obter a visão dosdocentes/investigadores sobre estas questões. Em ambos os casos de estudo, para apurar osdados, foram aplicados inquéritos por questionário.As conclusões obtidas são o espelho do que se sente e se faz em Portugal. A falta derecursos humanos é preocupação geral. As parcerias entre os profissionais da informação e osdocentes/investigadores são vistas como fundamentais em ambos os casos de estudo. A inserçãodas competências da literacia da informação nas unidades curriculares é uma questão bastanteenaltecida pelos profissionais da informação, o que não acontece na opinião dosdocentes/investigadores, assim como o papel pedagógico que os serviços da bibliotecadesempenham, que ainda não é visto na totalidade como uma parte elementar do ensino.
Information literacy is increasingly important in a modern society characterized by an environment of rapid technological changes and propagation of information resources. Information literacy is recognized in a large scale as a fundamental competence that helps to achieve the academic success of students of higher education institutions.To endow students with basic information literacy competences is the key point to be developed, so that both students and education institutions can achieve success, credibility and visibility in our society.Training activities are an increasingly present reality in higher education institutions, having as primary focus the student, because the attention of the information professionals and the teaching staff is centered on them. Realising their literacy level becomes fundamental, so that, after, teaching and evaluation methods based on their necessities can be developed. Teaching-learning isn’t anymore only based on “how to use the information”, but is now also based on “why the information”.The main objective of this dissertation is to think about information literacy questions on an academic context, specifically regarding engineering courses.This work is divided in two axes: the theoretical part, in other words, the review of the literature, and the empirical part, which is composed by two study cases.We focus on open science regarding information literacy and the new trends for higher education libraries. With both practical cases, our aim is to understand the attitudes, perceptions and pedagogical practices of the information professionals concerning the training actions about information literacy competences runned by them in their education institutions. .On the other side, we also intend to obtain the teaching staff/researcher’s perception on these questions. On both study cases, in order to reveal the data, were applied surveys by questionnaire.The obtained conclusions are the mirror of how it feels and what is being done in Portugal. The lack of human resources is a general concern. The partnerships between information professionals and the teaching staff/researchers are seen as essential on both study cases. The inclusion of information literacy competences in the curricular units is a very important question for the information professionals, which does not happen according to the teaching staff/researchers’ opinion, as well as the pedagogical role library’s services have, that is still not totally seen as a primary part of education.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82298
Direitos: openAccess
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