Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81673
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dc.contributor.advisorSardo, Delfim José Gomes Ferreira-
dc.contributor.authorMachado, Maria Rita Cancella de Abreu da Silveira-
dc.date.accessioned2018-12-08T00:28:38Z-
dc.date.available2018-12-08T00:28:38Z-
dc.date.issued2018-07-25-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81673-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Curatoriais apresentada ao Colégio das Artes-
dc.description.abstractO primeiro capítulo deste Relatório de Estágio tem como objetivo apresentar o processo de união do Museu Calouste Gulbenkian com o Centro de Arte Moderna num único Museu. Acompanha aquilo que foi a minha experiência de estágio na Fundação Calouste Gulbenkian, que se iniciou em novembro de 2015, no Centro de Arte Moderna sob a direção de Isabel Carlos, continuando no Museu Calouste Gulbenkian - Coleção do Fundador e Coleção Moderna, sob a direção de Penelope Curtis.A segunda parte deste relatório centra-se na obra do artista angolano António Ole (Luanda, 1951) a partir da sua exposição retrospetiva Luanda. Los Angeles. Lisboa. Realizou-se no hall e piso 0 do recentemente unificado Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna, de 17 de setembro de 2016 a 9 de janeiro de 2017, com curadoria de Isabel Carlos e Rita Fabiana.Unificação dos dois museusA partir de 2015, os dois polos museográficos da FCG - Museu Calouste Gulbenkian e Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão - procedem a uma das maiores transformações da sua história: unem-se sob uma só direção e equipa. O novo Museu designa-se agora Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador e Coleção Moderna sob a nova direção da curadora britânica Penelope Curtis (1961).Como mencionado anteriormente, a minha entrada no Centro de Arte Moderna deu-se nesta altura de grandes mudanças, iniciei o estágio em novembro de 2015, no período em que entrou a nova diretora, embora durante alguns meses ainda tenha trabalhado sob a direção de Isabel Carlos92. Comecei a colaborar na retrospetiva do artista português José Escada93 e do angolano António Ole94, o que me levou a acompanhar de perto o princípio desta transformação.Embora Penelope Curtis comece a exercer funções como diretora do Museu Calouste Gulbenkian no final de 2015, a programação completa do novo Museu unificado aconteceu apenas em março de 2017. A programação de 2016 apresenta-se como um ano de transição para o novo modelo, com a inauguração das primeiras apresentações semipermanentes da coleção moderna e em junho a exposição Linhas do Tempo a partir da qual se começou a designar oficialmente os dois Museus como Col. Fundador e Col. Moderna, mas só em 2017 toda a nova programação entrou em vigor e se pôde analisar o novo modelo programático e a nova utilização de espaços. Tem sido uma altura de desafios, juntar duas equipas que até então não tinham o hábito de trabalhar juntas, apesar de estarem tão perto espacialmente.por
dc.description.abstractO primeiro capítulo deste Relatório de Estágio tem como objetivo apresentar o processo de união do Museu Calouste Gulbenkian com o Centro de Arte Moderna num único Museu. Acompanha aquilo que foi a minha experiência de estágio na Fundação Calouste Gulbenkian, que se iniciou em novembro de 2015, no Centro de Arte Moderna sob a direção de Isabel Carlos, continuando no Museu Calouste Gulbenkian - Coleção do Fundador e Coleção Moderna, sob a direção de Penelope Curtis.A segunda parte deste relatório centra-se na obra do artista angolano António Ole (Luanda, 1951) a partir da sua exposição retrospetiva Luanda. Los Angeles. Lisboa. Realizou-se no hall e piso 0 do recentemente unificado Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna, de 17 de setembro de 2016 a 9 de janeiro de 2017, com curadoria de Isabel Carlos e Rita Fabiana.Unificação dos dois museusA partir de 2015, os dois polos museográficos da FCG - Museu Calouste Gulbenkian e Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão - procedem a uma das maiores transformações da sua história: unem-se sob uma só direção e equipa. O novo Museu designa-se agora Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador e Coleção Moderna sob a nova direção da curadora britânica Penelope Curtis (1961).Como mencionado anteriormente, a minha entrada no Centro de Arte Moderna deu-se nesta altura de grandes mudanças, iniciei o estágio em novembro de 2015, no período em que entrou a nova diretora, embora durante alguns meses ainda tenha trabalhado sob a direção de Isabel Carlos92. Comecei a colaborar na retrospetiva do artista português José Escada93 e do angolano António Ole94, o que me levou a acompanhar de perto o princípio desta transformação.Embora Penelope Curtis comece a exercer funções como diretora do Museu Calouste Gulbenkian no final de 2015, a programação completa do novo Museu unificado aconteceu apenas em março de 2017. A programação de 2016 apresenta-se como um ano de transição para o novo modelo, com a inauguração das primeiras apresentações semipermanentes da coleção moderna e em junho a exposição Linhas do Tempo a partir da qual se começou a designar oficialmente os dois Museus como Col. Fundador e Col. Moderna, mas só em 2017 toda a nova programação entrou em vigor e se pôde analisar o novo modelo programático e a nova utilização de espaços. Tem sido uma altura de desafios, juntar duas equipas que até então não tinham o hábito de trabalhar juntas, apesar de estarem tão perto espacialmente.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectExposição António Olepor
dc.subjectO recém unificado Museu Calouste Gulbenkianpor
dc.subjectAntonio Ole Exhbitioneng
dc.subjectthe new Museu Calouste Gulbenkianeng
dc.titleUm estudo da exposição “António Ole. Luanda, Los Angeles, Lisboa” e do recém-unificado Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador e Coleção Modernapor
dc.title.alternativeA study on the Exhbition "Antonio Ole. Luanda, Los Angeles, Lisboa" and about the recente unification process of Museu Calouste Gulbenkian - The Founder's Collection and the Modern Collectioneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFundação Calouste Gulbenkian-
degois.publication.titleUm estudo da exposição “António Ole. Luanda, Los Angeles, Lisboa” e do recém-unificado Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador e Coleção Modernapor
dc.date.embargoEndDate2019-01-21-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2019-01-21*
dc.identifier.tid202058204-
thesis.degree.disciplineArtes-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Curatoriais-
uc.degree.grantorUnitColégio das Artes-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMachado, Maria Rita Cancella de Abreu da Silveira::0000-0002-8133-8008-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo180-
uc.degree.presidentejuriCarvalho, José Augusto Maçãs da Silva-
uc.degree.elementojuriSardo, Delfim José Gomes Ferreira-
uc.degree.elementojuriGrande, Nuno Alberto Leite Rodrigues-
uc.contributor.advisorSardo, Delfim José Gomes Ferreira-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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