Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81578
Title: Espaço e Ensino de Arquitetura no Brasil e Portugal. Um Edifício para o Curso de Arquitetura e Urbanismo de Santos.
Other Titles: Space and Architecture Education in Brazil and Portugal. A Building for the Architecture and Urbanism Course of Santos.
Authors: Gomes, Dryelle Christine Da Silva 
Orientador: Moniz, Gonçalo Esteves de Oliveira do Canto
Keywords: Arquitetura; Espaço; Ensino; Campus; Santos; Architecture; Space; Education; Campus; Santos
Issue Date: 25-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Espaço e Ensino de Arquitetura no Brasil e Portugal. Um Edifício para o Curso de Arquitetura e Urbanismo de Santos.
Place of publication or event: Departamento de Arquitetura, FCTUC
Abstract: Considerando a importância do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Curso de Direitopara a cidade de Santos será proposto através desta dissertação um novo projeto arquitetônicopara o Campus Boqueirão que abriga os dois cursos mais tradicionais da cidade e da UniversidadeCatólica de Santos (UNISANTOS). A proposta de qualificação deste ambiente universitário éacompanhada de uma análise sobre os espaços de formação no ensino de arquitetura a fim derefletir sobre o projeto apresentado.Durante a minha trajetória acadêmica a convivência neste campus motivou o tema deestudo deste Trabalho de Curso para conclusão da Graduação em Arquitetura e Urbanismo eDissertação para conclusão do Mestrado Integrado em Arquitetura.A formação do campus foi iniciada pelo Curso de Direito, que na década de 1950começou as suas atividades em um casarão histórico, a conhecida “Casa Amarela”, na AvenidaConselheiro Nébias, no Bairro do Boqueirão em Santos. A Faculdade de Arquitetura e Urbanismode Santos (FAUS) fundada em 1970 passou a funcionar neste endereço em um terreno vizinhoao do Curso de Direito em 1976, após a construção de seu edifício próprio. Este projeto foi umadas primeiras construções pré-moldadas da região e levou a assinatura do arquiteto santistaOswaldo Corrêa Gonçalves, além da colaboração de Michail Lieders. Nesta época a antiga “CasaAmarela” já tinha sido substituída pelo novo edifício do Curso de Direito.Durante anos, os dois cursos funcionavam em terrenos vizinhos e com acessos distintos,mas por questões administrativas a divisa entre os terrenos foi desfeita e as duas faculdadespassaram a conviver no mesmo local, ou seja, no atual Campus Boqueirão. Este contexto somadoas novas necessidades de ensino nas duas áreas e ao aumento da demanda de alunos configuramum campus impossiilitado de criar relações com os usuários, com os métodos de ensino e coma sociedade.Deste modo, a proposta para o projeto de um novo edifício para o Campus Boqueirão, emespecial para o curso de Arquitetura e Urbanismo, tem a finalidade de apresentar um ambienteuniversitário capaz de oferecer aos usuários do campus, sejam eles de qualquer natureza, espaçosde convívio, de tempo livre, de divulgação e troca de conhecimento e de marcar sobre este espaço uma estrutura didática física que represente a síntese das necessidades dos dois cursos.Este trabalho também percorre a relação entre os espaços de formação no ensino dearquitetura analisando como duas das principais escolas brasileiras e portuguesas, FAU USP eFAUP, respectivamente, relacionam os seus métodos de ensino com os espaços acadêmicos, como objetivo de refletir sobre o projeto proposto destacando, sobretudo no curso de arquitetura,questões físicas e de metodologia que pudessem ser tratadas sob uma nova percepção.
Considering the importance of the Architecture and Urbanism Course and the LawCourse for the city of Santos will be proposed through this dissertation a new architecturalproject for the Campus Boqueirão that houses the two most traditional courses of the cityand the Catholic University of Santos (UNISANTOS) . The proposal of qualification of thisuniversity environment is accompanied by an analysis on the spaces of formation in the teachingof architecture in order to reflect on the presented project.During my academic trajectory the coexistence in this campus motivated the studytheme of this Course Work for the conclusion of the Graduation in Architecture and Urbanismand Dissertation for the conclusion of the Integrated Masters in Architecture.The formation of the Campus was initiated by the Law Course, which in the 1950s beganits activities in a historic mansion, the well-known “Casa Amarela”, on Avenida ConselheiroNébias, in the Boqueirão neighborhood of Santos. The Faculty of Architecture and Urbanismof Santos (FAUS), founded in 1970, started to operate at this address in a field next to the LawCourse in 1976, after the construction of its own building. This project was one of the firstpre-shaped constructions of the region and took the signature of the architect Santos OswaldoCorrêa Gonçalves, in addition to the collaboration of Michail Lieders. At that time the old “CasaAmarela” had already been replaced by the new building of the Law Course.For years, the two courses worked in neighboring lands and with different accesses, butfor administrative reasons the currency between the lands was undone and the two collegeshappened to live in the same place, that is, in the current Campus Boqueirão. This context,coupled with the new educational needs in both areas and the increase in the demand of students,constitute a campus impossible to create relationships with users, teaching methods and society.In this way, the proposal for the design of a new building for the Boqueirão Campus,especially for the Architecture and Urbanism course, has the purpose of presenting a universityenvironment capable of offering to the users of the campus, of any nature, spaces of free time,of dissemination and exchange of knowledge and of marking on this space a physical didactic structure that represents the synthesis of the needs of the two courses.This work also looks at the relationship between training spaces in architecture teaching,analyzing how two of the main Brazilian and Portuguese schools, FAU USP and FAUP,respectively, relate their teaching methods to academic spaces, with the purpose of reflectingon the proposed project emphasizing, above all in the course of architecture, physical andmethodological questions that could be treated under a new perception.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/81578
Rights: openAccess
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