Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/81534
Título: Adolf Loos: Percursos entre Ambientes Domésticos
Outros títulos: Adolf Loos: Routes between Domestic Enviroments
Autor: Vieira, Miguel Pereira 
Orientador: Correia, Nuno Carlos Pedroso de Moura
Palavras-chave: Percurso; Movimento; Tempo; Romantismo; Itinerary; Movement; Time; Romanticism
Data: 11-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Adolf Loos: Percursos entre Ambientes Domésticos
Local de edição ou do evento: Departamento de Arquitectura da FCTUC
Resumo: A presente dissertação ir-se-á debruçar sobre o conceito de percurso dentro de ambientes domésticos tendo em conta o sistema de Raumplan de Adolf Loos. O progresso compassado do sujeito fica marcado por momentos de interpretação pessoal, onde a intuição é influenciada pelo jogo arquitectural de cada ambiente. Este tema acabou por me conduzir numa interpretação poética análoga à análise da literatura do romantismo tardio – movimento presenciado por Adolf Loos e com maior ênfase no campo da literatura, poesia, filosofia e música. Desta forma estabeleci uma comparação com a poesia romântica do final do séc. XIX em termos de formato e configuração da obra, fazendo uma análise a partir das partes e destas retirar a essência do todo. Tais intenções tornam perceptível a ligação que se estabelece com o legado romântico da arquitectura, numa tentativa de transpor para o mundo e para as coisas o espírito humano, fruto da sua imaginação e da contextualização do objecto no mundo imaginado. A interpretação tem, portanto, um papel importante na leitura da obra, mantendo como fio condutor o percurso, elemento que guia a mente no espaço. Assim constrói uma ideia sobre a qual se desenvolve todo o projecto expressando-se através de pontos e momentos isolados que compõem uma sequência descritiva da narrativa. Uma narrativa da vida. Uma narrativa entre a interioridade dos ambientes domésticos, ao serviço da família, e os ambientes sociais derivados de uma sociedade e cultura que vão penetrando nas nossas vidas e transformando o nosso abrigo, o nosso refúgio pessoal – a casa.
The present dissertation is going to lean on the concept of movement through space in domestic environments within the Raumplan system of Adolf Loos. The structured progress of the subject is marked by moments of personal interpretation, where intuition is influenced by the architectural interplay of each environment. This theme leads me into a poetic interpretation analogous to the analysis of late romantic literature – a movement that had his presence felt in the fields of literature, poetry, philosophy and music, and which was witnessed by Adolf Loos. In this way I established a comparison in terms of the format and configuration of the work in order to understand the parts and extract the essence of the whole. Such intentions make clear the connection with the romantic legacy of architecture, in an attempt to transpose to the world and to the things the human spirit, fruit of his imagination and the contextualization of the object in the imaginated world. The interpretation has an important role in reading the work, maintaining the route as golden thread, which guides the mind through the space. Therefore, Loos, constructs an idea around which the entire project is developed, expressing through stage points and isolated moments that compose a descriptive sequence within a narrative. The narrative of life. A narrative between the interiority of domestic environments, derived from society and culture, which penetrate in our lives and transform our shelter, our personal refuge – the house.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/81534
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Miguel Vieira.pdf5.19 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

571
Visto em 17/jul/2024

Downloads 50

723
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons