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Título: Autorias Ocultas As colaborações na arquitectura de Mies van der Rohe
Outros títulos: Hidden Authorships The collaborations in the architecture of Mies van der Rohe
Autor: Brandão, Bárbara Moura Ferrer 
Orientador: Gil, Bruno Ricardo Abrantes
Palavras-chave: Arquitectura moderna; autores; co-autores; colaborações; Mies Van der Rohe; Modern architecture; authors; co-authors; collaboration; Mies Van der Rohe.
Data: 15-Set-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Autorias Ocultas As colaborações na arquitectura de Mies van der Rohe
Local de edição ou do evento: Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologias
Resumo: Esta dissertação tem como principal objectivo aprofundar os contextos autorais da arquitectura moderna na primeira metade do século XX. De acordo com investigações previamente realizadas, torna-se claro que muitos dos projectos de grandes arquitectos não partiram só de si próprios mas de várias colaborações com outras personagens menos centrais e pouco referidas no contexto da história da arquitectura. Desta forma, a presente dissertação foca-se no trabalho de Ludwig Mies van der Rohe, pela sua importância para o movimento moderno e procura perceber as relações e colaborações que este arquitecto desenvolveu ao longo da sua carreira profissional. Assim, foi importante procurar figuras que de certo modo tenham sido relevantes no seu percurso arquitectónico e nos mais diversos projectos que vão desde o mobiliário à arquitectura e, consequentemente, da arquitectura à cidade. Nesta dissertação foi de extrema importância a análise de duas épocas distintas, de forma a compreender o percurso de Mies, desde o início da sua actividade na Europa, até o período em que emigrou para a América. Na Europa, Mies atravessou duas fases arquitectónicas: uma em que aprendeu e colaborou com outos arquitectos, tais como Bruno Paul e Peter Behrens, e outra como autor principal, onde foram investigadas colaborações com Lilly Reich e Sergius Ruengenberg. No que diz respeito à sua actividade nos Estados Unidos da América, Mies desenvolveu projectos a título individual e trabalhou como professor. Nesse período, teve como colaboradores alunos tais como George Edson Danforth, Edward Austin Duckett, Joseph Fujikawa, Myron Goldsmith, Genne Summers, Peter Carter, Peter Pran e Dirk Lohan bem como com outros profissionais e arquitectos tais como Philip Johnson, Alfred Caldwell e Ludwig Hilberseimer. Deste modo, a investigação requereu uma análise detalhada dos diferentes projectos do autor, das suas especificidades, métodos e influências teóricas.
This dissertation has as main objective to deepen the contexts of modern architecture in the first half of the 20th century. According to previous research, it is clear that many of the projects of great architects did not start from themselves but from various collaborations with other less central characters and little referred in the context of the history of architecture. In this way, the present dissertation focuses on the work of Ludwig Mies van der Rohe, for his importance to the modern movement and seeks to understand the relationships and collaborations that this architect developed throughout his professional career. Thus, it was important to look for figures that in a way have been relevant in their architectural route and in the most diverse projects that go from the furniture to the architecture and, consequently, from the architecture to the city.In this dissertation, it was extremely important to analyze two distinct epochs, in order to understand Mies' path from the beginning of his activity in Europe to the period in which he emigrated to America. In Europe, Mies went through two architectural phases: one in which he learned and collaborated with other architects, such as Bruno Paul and Peter Behrens, and another as lead author, where collaborations were investigated with Lilly Reich and Sergius Ruengenberg.With regard to his activity in the United States of America, Mies developed individual projects and worked as a teacher. In this period, students such as George Edson Danforth, Edward Austin Duckett, Joseph Fujikawa, Myron Goldsmith, Genne Summers, Peter Carter, Peter Pran and Dirk Lohan as well as other professionals and architects such as Philip Johnson, Alfred Caldwell and Ludwig Hilberseimer.Thus, the investigation required a detailed analysis of the author's different projects, their specificities, methods and theoretical influences.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/81521
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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