Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/81206
Título: Publicar sem perecer: sobreviver ao turbilhão: uma iniciativa de formação avançada da biblioteca à comunidade científica
Autor: Carvalho, Maria José P. F. 
Veríssimo, Joaquim 
Solovova, Olga 
Duxbury, Nancy 
Palavras-chave: Investigação científica; Soft and transferable skills; Desenvolvimento de competências transferiveis; Comunidades de investigação; Literacia da informação
Data: 24-Out-2018
Editora: BAD
Título da revista, periódico, livro ou evento: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Número: 13
Local de edição ou do evento: Fundão
Conferência: 13.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Fundão, 24-26 out. 2018
Resumo: Por todo o mundo, os/as académicos/as tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores/as em início de carreira podem sentir-se perdidos/as enquanto são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico. Como podem estes/as contribuir para o debate internacional da investigação científica enquanto procuram um caminho próprio num mundo das publicações em permanente mudança? Tentando encontrar soluções para este cenário, criámos, no Centro de Estudos Sociais (CES), o Ciclo de Formação Avançada Publicar-Sem-Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (PSP). O nosso objetivo foi dotar o público-alvo de ferramentas de investigação, gerando autonomia e aperfeiçoando competências transferíveis. Partindo da descoberta de recursos, técnicas, normas bibliográficas e ferramentas bibliométricas, realçámos a importância da afirmação da identidade do/a investigador/a na comunidade de investigação através da escrita científica, interligando-a com o mundo editorial, dando resposta às necessidades específicas dos/as participantes, identificadas no âmbito da avaliação da 1ª edição do ciclo. Neste âmbito, a estratégia do projeto, que já conta com duas edições (2016/2017 e 2017/2018), e reúne profissionais da Ciência da Informação e Investigadores do CES, foi sustentada pelos princípios das boas práticas conducentes à literacia da informação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/81206
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

509
Visto em 16/abr/2024

Downloads

129
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.