Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/81206
Título: | Publicar sem perecer: sobreviver ao turbilhão: uma iniciativa de formação avançada da biblioteca à comunidade científica | Autor: | Carvalho, Maria José P. F. Veríssimo, Joaquim Solovova, Olga Duxbury, Nancy |
Palavras-chave: | Investigação científica; Soft and transferable skills; Desenvolvimento de competências transferiveis; Comunidades de investigação; Literacia da informação | Data: | 24-Out-2018 | Editora: | BAD | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas | Número: | 13 | Local de edição ou do evento: | Fundão | Conferência: | 13.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Fundão, 24-26 out. 2018 | Resumo: | Por todo o mundo, os/as académicos/as tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores/as em início de carreira podem sentir-se perdidos/as enquanto são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico. Como podem estes/as contribuir para o debate internacional da investigação científica enquanto procuram um caminho próprio num mundo das publicações em permanente mudança? Tentando encontrar soluções para este cenário, criámos, no Centro de Estudos Sociais (CES), o Ciclo de Formação Avançada Publicar-Sem-Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (PSP). O nosso objetivo foi dotar o público-alvo de ferramentas de investigação, gerando autonomia e aperfeiçoando competências transferíveis. Partindo da descoberta de recursos, técnicas, normas bibliográficas e ferramentas bibliométricas, realçámos a importância da afirmação da identidade do/a investigador/a na comunidade de investigação através da escrita científica, interligando-a com o mundo editorial, dando resposta às necessidades específicas dos/as participantes, identificadas no âmbito da avaliação da 1ª edição do ciclo. Neste âmbito, a estratégia do projeto, que já conta com duas edições (2016/2017 e 2017/2018), e reúne profissionais da Ciência da Informação e Investigadores do CES, foi sustentada pelos princípios das boas práticas conducentes à literacia da informação. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/81206 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Publicar sem perecer_sobreviver ao turbilhao_uma iniciativa de formacao avancada.pdf | 426.25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
560
Visto em 1/out/2024
Downloads
156
Visto em 1/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.