Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/81201
Título: Entendimento sobre um projeto público universitário internacional na tríplice fronteira brasileira
Autor: Prolo, Ivor 
Lima, Manolita Correia 
Moniz, Gonçalo Canto 
Palavras-chave: Universidade internacional; Internacionalização do ensino superior; Compreensão da missão universitária; International university; Internationalization of higher education; Understanding the university mission
Data: 2018
Editora: ENANGRAD
Título da revista, periódico, livro ou evento: 29º ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração
Local de edição ou do evento: São Paulo
Resumo: Este artigo tem por objetivo compreender o projeto institucional de uma universidade brasileira com vocação internacional. O foco de análise tem como ponto de partida os segmentos dos estudantes, professores, lideranças acadêmicas e técnicos administrativos desta universidade dentro do marco temporal de 2010 a 2017. A construção do caminho metodológico, alinhado com a tradição de pesquisa qualitativa, possui como cerne dados empíricos advindos de entrevistas individuais e grupos focais. Por meio dos dados preliminares, constata-se que os pilares filosóficos e ideológicos atribuídos a esta instituição apresentam desafios em sua compreensão e inúmeras resistências, o que dificulta a implementação e consolidação do projeto institucional para a atuação estratégica na tríplice fronteira.
This paper’s purpose is to understand the institutional project of a Brazilian university with an international vocation. The focus of analysis is based on the segments of students, professors, academic leaders and administrative technicians of this university within the time frame from 2010 to 2017. The construction of the methodological path, in line with the tradition of qualitative research, is grounded on empirical data from individual interviews and focus groups. As a result of preliminary data, it is verified that there are various resistances and challenges in understanding the philosophical and ideological pillars attributed to this institution, which makes it difficult to implement and consolidate the institutional project for the strategic action in the triple border.
URI: https://hdl.handle.net/10316/81201
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

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