Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81201
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorProlo, Ivor-
dc.contributor.authorLima, Manolita Correia-
dc.contributor.authorMoniz, Gonçalo Canto-
dc.date.accessioned2018-10-25T13:29:58Z-
dc.date.available2018-10-25T13:29:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81201-
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo compreender o projeto institucional de uma universidade brasileira com vocação internacional. O foco de análise tem como ponto de partida os segmentos dos estudantes, professores, lideranças acadêmicas e técnicos administrativos desta universidade dentro do marco temporal de 2010 a 2017. A construção do caminho metodológico, alinhado com a tradição de pesquisa qualitativa, possui como cerne dados empíricos advindos de entrevistas individuais e grupos focais. Por meio dos dados preliminares, constata-se que os pilares filosóficos e ideológicos atribuídos a esta instituição apresentam desafios em sua compreensão e inúmeras resistências, o que dificulta a implementação e consolidação do projeto institucional para a atuação estratégica na tríplice fronteira.pt
dc.description.abstractThis paper’s purpose is to understand the institutional project of a Brazilian university with an international vocation. The focus of analysis is based on the segments of students, professors, academic leaders and administrative technicians of this university within the time frame from 2010 to 2017. The construction of the methodological path, in line with the tradition of qualitative research, is grounded on empirical data from individual interviews and focus groups. As a result of preliminary data, it is verified that there are various resistances and challenges in understanding the philosophical and ideological pillars attributed to this institution, which makes it difficult to implement and consolidate the institutional project for the strategic action in the triple border.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherENANGRADpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectUniversidade internacionalpt
dc.subjectInternacionalização do ensino superiorpt
dc.subjectCompreensão da missão universitáriapt
dc.subjectInternational universitypt
dc.subjectInternationalization of higher educationpt
dc.subjectUnderstanding the university missionpt
dc.titleEntendimento sobre um projeto público universitário internacional na tríplice fronteira brasileirapt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.locationSão Paulopt
degois.publication.title29º ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administraçãopt
dc.relation.publisherversionhttp://www.enangrad.org.br/artigos.phppt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2018-01-01*
dc.date.periodoembargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypeconferenceObject-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-1890-1953-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Show simple item record

Page view(s)

307
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

65
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.