Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/7428
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Décio Ruivo | - |
dc.contributor.author | Amador, Maria Emília Diogo de Andrade Beirão | - |
dc.date.accessioned | 2009-01-22T11:33:17Z | - |
dc.date.available | 2009-01-22T11:33:17Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | Amador, Maria Emília Diogo de Andrade Beirão-O ensino experimental da física nos liceus até ao segundo quartel do século XX: estudo da introdução da disciplina de física nos cursos dos liceus e evolução do ensino experimental da física, desde o século XIX até ao segundo quartel do século XX | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/7428 | - |
dc.description.abstract | Cpomeçar a entender e explorar o ensino experimental da Física nos liceus, implica entender a história do ensino liceal português e a forma como a disciplina de Física foi sendo tratada nas diferentes épocas. Neste trabalho propomo-nos realizar um estudo sobre a introdução da disciplina de Física nos cursos dos liceus e evoluçãp do ensino experimental da Física, desde o séc, XIX até ao segundo quartel do século XX. Destacaremos os modelos escolares, as reformas educativas; a frequência dos liceus, as habilitações e o recrutamento dos professores e as instalações. Salientaremos os liceus de Coimbra, Guarda e Viseu. Para compreendermos a evolução do ensino experimental da Física, dedicaremos atenção: à importância, para o Liceu de Coimbra, do Gabinete de Física da Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra; á Física nos programas do ensino liceal; aos livros utilizados no ensino e aos instrumento científicos dos Gabinetes de Física dos liceus, aos quais será dado um particular destaque. No último capítulo, apresentaremos as conclusões deste trabalho. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Ensino experimental de Física--história--do príncipio até ao segundo quartel do séc. XX | en_US |
dc.subject | Ensino liceal português--criação | en_US |
dc.subject | Ensino em Portugal--história--desde o séc. XVI | en_US |
dc.title | O ensino experimental da física nos liceus até ao segundo quartel do século XX: estudo da introdução da disciplina de física nos cursos dos liceus e evolução do ensino experimental da física, desde o século XIX até ao segundo quartel do século XX. | en_US |
dc.type | masterThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
crisitem.advisor.researchunit | CFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-6911-5445 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Física - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EmiliaAmador_TESE_12NOV07.pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
534
checked on Mar 26, 2024
Download(s) 50
563
checked on Mar 26, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.