Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/725
Title: Karl Kraus e Shakespeare : uma poética da citação
Authors: Ribeiro, António Joaquim Coelho de Sousa 
Keywords: Literatura Alemã
Issue Date: 23-Jul-1991
Citation: RIBEIRO, António Sousa - Karl Kraus e Shakespeare : uma poética da citação. Coimbra, 1991.
Abstract: Os muitos estudos dedicados ao escritor austríaco Karl Kraus (1874-1936) só em muito escassa medida se têm mostrado atentos às estratégias especificamente literárias que constituem o complexo universo satírico construído por este autor nas páginas da sua revista, Die Fackel. A presente dissertação, partindo de uma definição da estrutura retórica da sátira krausiana nos termos do conceito bakhtiniano de dialogicidade, centra-se na importância determinante que nessa estrutura assumem formas decorrentes do que pode chamar-se, em última análise, uma poética da citação. Partindo deste quadro analítico básico, leva-se a cabo um levantamento e estudo sistemáticos e exaustivos das citações e alusões shakespearianas detectáveis nos textos de Karl Kraus. Antes de incidir sobre o seu tema central, a análise é, no entanto, situada a partir de um duplo enquadramento preliminar: Num primeiro passo, a investigação centra-se em aspectos da definição do conceito de sátira em geral e da sátira krausiana em particular, detendo-se na discussão da importância primordial nesta assumido pelo conceito de Ursprung, como horizonte positivo da essencial negatividade satírica (Capítulo 1). Definido o valor de posição desse princípio como horizonte utópico do discurso krausiano, o segundo capítulo concentra-se na importância da tradição cultural para Kraus, precisando os contornos da atitude assumidamente epigonal reivindicada pelo autor vienense como traço marcante da sua posição no campo literário de língua alemã. O terceiro capítulo encerra este primeiro enquadramento, debruçando-se sobre a estrutura dialógica do discurso krausiano e propiciando uma primeira abordagem às funções da citação e da alusão literárias em Die Fackel. Um segundo plano de enquadramento centra-se directamente na recepção de Shakespeare por Kraus, começando por um tratamento da concepção krausiana do teatro e procedendo a um primeiro levantamento do significado do dramaturgo isabelino para o autor vienense. Assim definido o quadro teórico e o objecto da análise, pode passar-se a uma análise sistemática das citações e alusões shakespearianas, que culmina, num último capítulo, na discussão da máscara satírica com que Kraus mais directamente se identificou, a máscara de Timão de Atenas, o paradigma do misantropo. Um apêndice final regista todos os testemunhos por mim detectados da presença de Shakespeare em Die Fackel e Frühe Schriften.
Description: Tese de doutoramento em Literatura Alemã apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/725
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Germanísticos - Teses de Doutoramento

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