Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/48134
Title: Do prazer de aprender à magia de ensinar
Authors: Pinho, Liliana Carolina Vieira 
Orientador: Albuquerque, Helena Maria Mamede
Carvalho, Paulo Amílcar São Miguel Borges de
Keywords: Estágio curricular; Matemática; Ensino; Mestrado; Internship; Mathematics; Education; Master
Issue Date: Jul-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório tem como função descrever e refletir sobre as experiências vividas ao longo do ano de estágio curricular que decorreu na Escola Secundária D. Duarte, do Agrupamento Escolas Coimbra Oeste, sob a orientação científica da Doutora Helena Maria Mamede Albuquerque, e pedagógica do Dr. Paulo Amílcar São Miguel Borges de Carvalho, ao longo do ano letivo 2015/2016. O estágio curricular decorre no segundo ano do Mestrado no Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. A realização do estágio obriga à execução de um relatório que descreva toda a atividade desenvolvida ao longo do ano letivo. Este relatório divide-se em quatro capítulos. No 1º capítulo faremos uma introdução ao trabalho realizado enquadrando-o na dinâmica da escola. No 2º capítulo daremos algumas informações sobre as turmas e apresentaremos um resumo sobre a prática letiva. No 3º descreveremos as atividades desenvolvidas durante este ano letivo. O capítulo final contém a conclusão em forma de reflexão pessoal sobre o ano de estágio.
This report serves to describe and show my reflection on the experiences during the internship year held at the High School D. Duarte, Grouping Schools of Coimbra West, under the supervision of Dr. Helena Maria Mamede Albuquerque, and pedagogical Dr. Paulo Amílcar São Miguel Borges de Carvalho, during the school year 2015/2016. The internship takes place during the second year of Master in Mathematics Teaching, during 3rd Period of High School Teaching at the Mathematics Department of University of Coimbra. The completion of stage requires the execution of a report describing all the activity developed throughout the school year. This report is divided into four sections. In the 1st chapter I will make an introduction to the work done, framing it in the school dynamics. In the 2nd chapter some information will be given about the classes and a summary of the teaching practice will be presented. In the 3rd chapter, I will describe the activities done during this school year. The final chapter contains the conclusion in the form of personal reflection on the internship year.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/48134
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Matemática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_LilianaPinho.pdf37.34 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

883
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

983
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons