Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/46395
Title: Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física
Authors: Ribeiro, Glória 
Moreira, J. António 
Keywords: competências de aprendizagem; Perceção de aprendizagem; Ambientes online
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: Informática e Educação: Teoria & Prática
Volume: 17
Issue: 1
Place of publication or event: Brasil
Abstract: Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10316/46395
ISSN: 1516-084X
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Percecao de competencias de aprendizagem em ambientes online.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

96
checked on Sep 18, 2019

Download(s)

19
checked on Sep 18, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.