Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46395
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Glória-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:06Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1516-084X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46395-
dc.description.abstractPoderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem.-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectcompetências de aprendizagem-
dc.subjectPerceção de aprendizagem-
dc.subjectAmbientes online-
dc.titlePerceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física-
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage155-
degois.publication.lastPage168-
degois.publication.issue1-
degois.publication.locationBrasil-
degois.publication.titleInformática e Educação: Teoria & Prática-
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.doi10.22456/1982-1654.39255-
degois.publication.volume17-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.