Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46395
Título: Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física
Autor: Ribeiro, Glória 
Moreira, J. António 
Palavras-chave: competências de aprendizagem; Perceção de aprendizagem; Ambientes online
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Informática e Educação: Teoria & Prática
Volume: 17
Número: 1
Local de edição ou do evento: Brasil
Resumo: Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46395
ISSN: 1516-084X
DOI: 10.22456/1982-1654.39255
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Percecao de competencias de aprendizagem em ambientes online.pdf1.44 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.