Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46190
Título: O ensino da História e tecnologia – conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitais
Autor: Ribeiro, Ana Isabel 
Trindade, Sara Dias 
Data: Out-2017
Editora: Wh!teBooks
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões
Local de edição ou do evento: Santo Tirso
Resumo: O presente capítulo procura explorar as potencialidades do universo das Humanidades Digitais (HD) no contexto do ensino da História a partir de experiências pedagógicas que utilizam materiais e metodologias que emergem deste território transdisciplinar. Os projetos de HD no âmbito da História oferecem, do ponto de vista pedagógico, possibilidades muito interessantes. Interdisciplinares de raiz, estes materiais e métodos podem trazer para o contexto das aprendizagens da História uma abordagem ampla do humano e do social - os ambientes digitais permitem, entre outros aspetos, reconstruir cenários e personagens, experimentar situações, podendo, desta forma, potenciar o desenvolvimento da compreensão dos contextos e processos de ação dos atores históricos (condição fundamental para uma aprendizagem verdadeiramente contextualizada). Por outro e constatando que apesar dos estudantes serem considerados "digital natives" e viverem imersos em tecnologia, verificamos que muitos não conseguem usufruir do seu verdadeiro potencial. É neste ponto que entendemos que o ensino da História em ambiente tecnológico pode e deve contribuir para formar não só nativos digitais, mas verdadeiros fluentes digitais.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46190
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

160
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.