Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46190
Título: | O ensino da História e tecnologia – conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitais | Autor: | Ribeiro, Ana Isabel Trindade, Sara Dias |
Data: | Out-2017 | Editora: | Wh!teBooks | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões | Local de edição ou do evento: | Santo Tirso | Resumo: | O presente capítulo procura explorar as potencialidades do universo das Humanidades Digitais (HD) no contexto do ensino da História a partir de experiências pedagógicas que utilizam materiais e metodologias que emergem deste território transdisciplinar. Os projetos de HD no âmbito da História oferecem, do ponto de vista pedagógico, possibilidades muito interessantes. Interdisciplinares de raiz, estes materiais e métodos podem trazer para o contexto das aprendizagens da História uma abordagem ampla do humano e do social - os ambientes digitais permitem, entre outros aspetos, reconstruir cenários e personagens, experimentar situações, podendo, desta forma, potenciar o desenvolvimento da compreensão dos contextos e processos de ação dos atores históricos (condição fundamental para uma aprendizagem verdadeiramente contextualizada). Por outro e constatando que apesar dos estudantes serem considerados "digital natives" e viverem imersos em tecnologia, verificamos que muitos não conseguem usufruir do seu verdadeiro potencial. É neste ponto que entendemos que o ensino da História em ambiente tecnológico pode e deve contribuir para formar não só nativos digitais, mas verdadeiros fluentes digitais. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46190 | Direitos: | closedAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros |
Mostrar registo em formato completo
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.