Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46002
Título: Do iTunes U para as aulas de História - um estudo no 3º CEB
Autor: Trindade, Sara Dias 
Carvalho, Joaquim Ramos de 
Carvalho, Ana Amélia 
Palavras-chave: História; Educação; Raciocínio Crítico; iPad
Data: 2014
Editora: Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho
Título da revista, periódico, livro ou evento: Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Local de edição ou do evento: Braga
Resumo: Conscientes de que hoje é quase impossível excluir a tecnologia das Escolas, sabemos que se torna importante usufruir dos seus benefícios para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que contribuam não só para a aquisição de competências por parte dos alunos, hoje considerados verdadeiros "nativos digitais" mas também para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem cada vez mais motivadoras. No ensino da História, e sendo uma disciplina de alguma complexidade, face às competências cognitivas que lhe estão associadas, é importante criar mecanismos que ajudem os alunos a saber utilizar a informação a que acedem e também a desenvolver competências ao nível da seleção e interpretação dessa mesma informação. Assim, desenvolvemos um estudo para alunos do 9º ano de escolaridade onde o iPad e o iTunesU foram utilizados como estratégia para o desenvolvimento das aprendizagens. Com base nos questionários e nas notas de campo que fomos realizando ao longo do estudo constatou-se que o dispositivo móvel e os recursos online contribuíram para um diferente tipo de dinamismo e de interatividade, encorajando a aprendizagem pela descoberta e o desenvolvimento do espírito crítico dos estudantes, que conseguem controlar a sua própria aprendizagem procurando a informação conforme necessitam, para além de também fazer assentar a construção do conhecimento não só no trabalho individual mas também através da colaboração entre alunos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46002
ISBN: 978-989-8525-30-7
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
do itunesu para as aulas de historia.pdf1.45 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

458
Visto em 9/abr/2024

Downloads

105
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.