Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/44658
Title: | Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores | Authors: | Cravo, Cláudia Marques, Susana Balula, Ana |
Keywords: | ensino do Latim; didática do Latim; formação de professores; formação contínua | Issue Date: | 2015 | Serial title, monograph or event: | Thamyris, nova series | Issue: | 6 | Place of publication or event: | Málaga | Abstract: | Ao longo das últimas décadas, tem-se assistido a uma progressiva e acentuada redução da presença do Latim nos curricula, particularmente marcada no caso português. Todavia, nos últimos tempos verifica-se, pelo contrário, um salutar esforço para reintroduzir, de forma paulatina, as línguas e culturas clássicas no sistema educativo português, reconhecendo assim o papel essencial que representam na educação cultural e cívica dos jovens. Consequentemente, sentiu-se a necessidade de equacionar soluções de formação para apoiar os docentes que assumiram ou poderão vir a assumir este desafio a curto prazo. Foi neste contexto que se desenharam e implementaram as Oficinas de Didática do Latim, com as quais se pretendeu dar um contributo para ajudar a suprir a falta de oferta de formação específica, a nível nacional, na área da Cultura e Línguas Clássicas. Neste trabalho, apresenta-se a forma como se estruturou e operacionalizou esta proposta de formação numa modalidade de e-learning, sendo que a elevada participação/interação indicia que foi oportuna, pelo que deve ter continuidade. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/44658 | ISSN: | 2254-1799 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Estudos Clássicos - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OFICINAS Thamyris.pdf | 422.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.