Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/44658
Título: | Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores | Autor: | Cravo, Cláudia Marques, Susana Balula, Ana |
Palavras-chave: | ensino do Latim; didática do Latim; formação de professores; formação contínua | Data: | 2015 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Thamyris, nova series | Número: | 6 | Local de edição ou do evento: | Málaga | Resumo: | Ao longo das últimas décadas, tem-se assistido a uma progressiva e acentuada redução da presença do Latim nos curricula, particularmente marcada no caso português. Todavia, nos últimos tempos verifica-se, pelo contrário, um salutar esforço para reintroduzir, de forma paulatina, as línguas e culturas clássicas no sistema educativo português, reconhecendo assim o papel essencial que representam na educação cultural e cívica dos jovens. Consequentemente, sentiu-se a necessidade de equacionar soluções de formação para apoiar os docentes que assumiram ou poderão vir a assumir este desafio a curto prazo. Foi neste contexto que se desenharam e implementaram as Oficinas de Didática do Latim, com as quais se pretendeu dar um contributo para ajudar a suprir a falta de oferta de formação específica, a nível nacional, na área da Cultura e Línguas Clássicas. Neste trabalho, apresenta-se a forma como se estruturou e operacionalizou esta proposta de formação numa modalidade de e-learning, sendo que a elevada participação/interação indicia que foi oportuna, pelo que deve ter continuidade. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/44658 | ISSN: | 2254-1799 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Secção de Estudos Clássicos - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OFICINAS Thamyris.pdf | 422.7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.