Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42853
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão junto da turma do 12º 7 no ano letivo de 2015/2016 : motivação intrínseca e extrínseca desportiva federada em jovens estudantes
Authors: Rodrigues, Joana Daniela Costa Sousa 
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Prática desportiva--motivação; Prática pedagógica
Issue Date: 2016
Abstract: O Estágio Pedagógico é uma das Unidades Curriculares pertencentes ao plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. Tem como propósito dar a oportunidade aos estudantes, deste curso, de aplicar em contexto real os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, e por sua vez contribuir para o aumento de experiências e desenvolver as competências profissionais, académicas e pessoais. Este documento surge da intervenção pedagógica na Escola Secundária José Falcão, Coimbra, junto da turma 7 do 12ºano de escolaridade. Nele consta uma descrição e reflexão de todo o trabalho desenvolvido, sendo que esta reflexão foi também utilizada para auxiliar todas as ações tomadas ao longo do estágio. Este documento está organizado sob quatro partes fundamentais: enquadramento biográfico; contextualização da prática desenvolvida; análise reflexiva sobre a prática pedagógica e Tema-Problema. Como tema de estudo do Tema-Problema surgiu a investigação da “Motivação intrínseca e extrínseca e prática desportiva federada em jovens estudantes”. Este tema surgiu com o objetivo de auxiliar todos os professores na construção e aplicação dos planos de aula, dado a posição, nas aulas, dos alunos que praticam atividades desportivas federadas ser diferente dos que não praticam. O que todos queremos é que ambos estejam motivados, e para isso há que criar estratégias, mas antes de pensar nelas, temos de saber quais as diferenças entre estes dois grupos. Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Motivação. The Teacher Training is one of the courses belonging to the Master of the syllabus in Teaching Physical Education of Primary and Secondary Education. It aims to give opportunity to students of this course, to apply the knowledge acquired during the academic path, and in turn contribute to increase experience and develop the professional, academic and personal skills. This document arises from the pedagogical intervention in the Secondary School José Falcão, Coimbra, with class number 7 in the 12th grade. It contains a description and reflection of all the work, and this reflection was also used to support all actions taken over the stage. This document is organized in four main parts: biographical framework; contextualization of practice developed; reflective analysis of pedagogical practice and fear factors. How The fear factors’ study topic research arose from the "intrinsic and extrinsic motivation and sports federated in young students." This theme came up with the objective of helping all teachers in the construction and implementation of lesson plans, given the position, in class, the students who practice federate sports activities to be different from those that do not. What we all want is that both are motivated, and it is necessary to create strategies, but before you think of them, we have to know what the differences between these two groups are.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42853
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1516_Joana_Rodrigues.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

257
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

112
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.