Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42591
Title: Rumo a um marketing contratual?
Authors: Coelho, Arnaldo 
Almeida, Filipe 
Keywords: Marketing de relacionamento; Clientes - Contatos
Issue Date: 2002
Publisher: FURB
Serial title, monograph or event: Revista de Negócios
Volume: 7
Issue: 1
Place of publication or event: Blumenau
Abstract: A fidelização dos clientes tornou-se a prioridade das estratégias de marketing. O marketing relacional preocupou-se em construir relações fortes e duradouras com seus clientes, com base numa perspectiva pessoal e emocional. A teoria dos custos de transação criou o cenário para o aparecimento de uma nova abordagem de marketing. O marketing contratual é proposto como uma nova perspectiva que proporciona todo um conjunto de práticas suscetíveis de criar barreiras à saída dos clientes e de conduzir a relações tendencialmente contratuais. O mercado de bens industriais continua a revelar-se pioneiro nestas práticas, onde a certificação e as auditorias de qualidade constituem uma nova via para alicerçar as estratégias de marketing e garantir a solidificação das relações fornecedores/clientes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/42591
ISSN: 1980-4431
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

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