Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/42491
Title: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido, no Agrupamento de Escolas Marinha Grandepoente - Escola Secundária do Eng.º Acácio Calazans Duarte na turma do 9.º ano turma D, do ano lectivo 2015-2016 : a demonstração nas aulas de Educação Física | Authors: | Carvalho, Ricardo Nuno Barreto Inês de | Orientador: | Nobre, Paulo Renato Bernardes | Keywords: | Ensino da educação física; Prática pedagógica | Issue Date: | 2016 | Abstract: | Ao longo dos tempos, o ser humano foi-se desenvolvendo através de aprendizagens tentativa/erro, imitações e todo o tipo de curiosidades que possa promover o sucesso e facilidade na realização de tarefas a que se propõe. Este processo de aprendizagem é a transformação de informações recebidas que promove a obtenção de habilidades motoras e intelectuais como forma de superação das dificuldades demonstradas até então. A formação contínua é uma preocupação dos docentes, pois proporciona a aquisição de conhecimentos adequados como forma de desenvolvimento da sua qualificação, o que poderá ser reforçado quando se consulta o Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, que estabelece o regime jurídico da formação contínua de professores. Como tal o presente documento corresponde ao relatório da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico do Plano de Estudos do 2.º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, tendo a prática do mesmo sido realizada na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, em Marinha Grande, com a turma D do 9.º ano de escolaridade.O intuito do presente relatório prende-se com uma reflexão global do trabalho desenvolvido na área da intervenção pedagógica. Para que seja possível um entendimento do processo de formação contínua que foi desenvolvido ao longo deste Estágio Pedagógico será realizada uma reflexão e uma justificação do modo de enquadramento e aplicação das atividade desenvolvidas ao longo do presente ano letivo. Na reflexão a realizar serão mencionadas dificuldades experienciadas e o modo com foram, ou não, ultrapassadas, tendo em conta o parâmetro de avaliação de Ética Profissional. Por último, de forma a complementar o Relatório Final de Estágio Pedagógico irá ser apresentado um tema selecionado pelo Núcleo de Estágio com o título “Demonstração nas Aulas de Educação Física”, do qual foi trabalhada a amostra dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do referido Agrupamento. Os resultados deste estudo mostram que os alunos consideram que a demonstração dos exercícios realizada pelo professor é importante para os ajudar a perceber e a executar melhor os exercícios propostos nas aulas de Educação Física. Palavras-chave: Aprendizagem; Formação Contínua; Demonstração; Estágio Pedagógico Throughout time human being has been developing learning through trial/error, imitation and all sorts of curiosities that can promote success and facility in performing tasks he is proposed to. This learning process is no more than the transformation of the received information that promotes the achievement of motor and intellectual skills as a way of overcoming the difficulties experienced so far. Continuous training is and should be a concern not only of teachers but of any worker since it promotes knowledge, productivity and their possible hiring as it will provide the relevant knowledge as a way of developing qualifications. What is mentioned above can be strengthened when consulting the Law Nr.22/2014 of 11th February, which establishes the legal framework for teachers training and sets the appropriate system of coordination, management and support. This report is part of the 2nd year Study Plan of the Master Degree of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, from the Faculty of Sport, Sciences and Physical Education, University of Coimbra. The Training practice was held in the Secondary School Engº Acácio Calazans Duarte, in Marinha Grande, with 9th grade, class D. This report aims at an overall reflection of the work done in the area of the pedagogical intervention. In order to understand the continuous training process that was developed throughout this Teacher Training, it is necessary to carry out a reflection followed by justification of the frame mode and implementation of the activities developed throughout this school year. The reflection will mention the experienced difficulties and the way they were or weren’t overcome taking into account the Professional Ethics parameter evaluation. Finally, to complement the Final Teacher Training Report it will be presented a theme selected by the Training School Group that belongs to the Group of schools “Marinha Grande Poente “- Secondary School Engº Acácio Calazans Duarte, entitled "Demonstration in Physical Education Classes ", worked carried out with a sample of the pupils of the 1st cycle of Basic Education from that Group of schools. The results show that the students understand better and improve their skills when the demonstration of the exercises is done by the professor of Physical Education. Keywords: Learning; Continuous Learning; Demonstration; Pedagogical Teacher Training | Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/42491 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg 1516 Ricardo Carvalho 30Junho.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
307
checked on Nov 5, 2024
Download(s)
415
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.