Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/42466
Título: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º B no ano letivo de 2015-1016 | Autor: | Figueiredo, Tiago Filipe Mendes | Orientador: | Almeida, Maria João | Palavras-chave: | Prática pedagógica; Ensino da educação física | Data: | 2016 | Resumo: | Como culminar do processo de formação do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Coimbra, surge a redação deste Relatório de Estágio que visa descrever as atividades realizadas ao longo do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, sob orientação da Prof.ª Doutora Maria João Almeida e coorientação do Professor João Moreira. Este Relatório está estruturado de acordo com as normas que regem o Estágio Pedagógico, procurando englobar num só documento, a descrição e reflexão das atividades realizadas no âmbito do Estágio e todos os conhecimentos e competências adquiridas no seu desenrolar, tendo como ponto de partida as expectativas iniciais. A elaboração deste documento segue duas linhas distintas: a primeira, essencialmente descritiva e reflexiva, é relativa à prática letiva e engloba as relações com os diversos intervenientes no processo: planeamento, realização, avaliação, relatórios de aula, a dimensão profissional e ética e as atividades concretizadas na escola; a segunda parte coincide com o Tema-Problema, uma abordagem cientifico-pedagógica de questões levantadas no decorrer da nossa prática pedagógica, nomeadamente as atitudes face à Educação Física de alunos em início de ciclo. Verificamos através da análise dos inquéritos que é possível encontrar diferenças estatisticamente significativas entre os alunos do sétimo ano e os alunos do décimo em alguns dos sete fatores que agrupam as questões do questionário. Observamos o mesmo quando relacionados esses sete fatores com a prática desportivo (ou não) por parte dos alunos em horário extra curricular. O Estágio Pedagógico é um momento marcante na nossa formação e torna-se fundamental registar, relatar e refletir sobre a prática pedagógica e todas as experiências vividas no seu desenrolar. É neste seguimento que surge o Relatório de Estágio, apresentando-se como um meio de analisar e avaliar todo o processo. No entanto, não tomemos o documento como algo final e concluído cuja sua aplicabilidade se prende inteiramente com a sua realização mas sim, deve ser visto como uma ferramenta de formação, contínuo e inacabado. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária da Lousã junto da turma do oitavo B, no ano letivo de dois mil e quinze/dois mil e dezasseis. Palavras-chave: Escola - Professor – Educação Física - Atitudes | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/42466 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg[2016]_Tiago_Figueiredo.pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
208
Visto em 8/out/2024
Downloads
105
Visto em 8/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.