Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/41574
Título: Avaliação formativa de professores: um passo no caminho da melhoria do desempenho docente
Outros títulos: Formative evaluation of teachers: a step toward improving teacher performance
L’évaluation formative des enseignants: Un pas vers l’amélioration de la performance des enseignants
Autor: Henriques, Luís 
Gaspar, Maria Filomena 
Silva, José António Pereira da 
Palavras-chave: Avaliação; Professores; Avaliação formativa
Data: 2012
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Portuguesa de Pedagogia
Volume: 46
Número: 1
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente artigo tem como objetivo fazer uma revisão dos diferentes momentos e processos da avaliação formativa de professores, pressupondo que esta tem como objetivo a melhoria da qualidade do ensino.Deste modo, o artigo apresenta um resumo dos passos a seguir para a melhoria do desempenho docente, esclarecendo em primeiro lugar o papel da avaliação formativa de professores e o porquê da sua aplicação em detrimento da avaliação sumativa. Apresenta também o processo de observação de aulas, instrumentos de recolha de dados, feedback, dificuldades inerentes ao processo, entre outros. Pretende‑se assim fazer uma exposição clara dos passos implicados no processo de avaliação formativa, estimulando a sua boa aplicação.
The purpose of this paper is to review the different stages and processes involved in the formative assessment of teachers, assuming that this is aimed at improving the quality of education. Thus, the article presents a summary of steps to improve teacher performance, explaining first the role of formative assessment of teachers and why its application to the detriment of summative assessment. It also presents the process of classroom observation, data collection instruments, feedback, difficulties inherent in the process, among others. It is intended to make a clear reflection of the formative evaluation process, encouraging its proper application.
Le but de cet article est de passer en revue les différentes étapes et les processus impliqués dans l’évaluation formative des enseignants, en supposant que cela est destiné à l’amélioration de la qualité de l’éducation. Ainsi, l’article présente un résumé des mesures visant à améliorer la performance des enseignants, en expliquant d’abord le rôle de l’évaluation formative des enseignants et pourquoi son application au détriment de l’évaluation sommative. Il présente également le processus d’observation en classe, d’instruments de collecte de données, feedback, des difficultés inhérentes au processus, entre autres. Il est destiné à faire une réflexion claire des processus d’évaluation formative, en encourageant son application correcte.
URI: https://hdl.handle.net/10316/41574
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_46-1_3
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

343
Visto em 23/abr/2024

Downloads

198
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.