Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/41574
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHenriques, Luís-
dc.contributor.authorGaspar, Maria Filomena-
dc.contributor.authorSilva, José António Pereira da-
dc.date.accessioned2017-05-26T10:45:19Z-
dc.date.available2017-05-26T10:45:19Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1647-8614por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/41574-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo fazer uma revisão dos diferentes momentos e processos da avaliação formativa de professores, pressupondo que esta tem como objetivo a melhoria da qualidade do ensino.Deste modo, o artigo apresenta um resumo dos passos a seguir para a melhoria do desempenho docente, esclarecendo em primeiro lugar o papel da avaliação formativa de professores e o porquê da sua aplicação em detrimento da avaliação sumativa. Apresenta também o processo de observação de aulas, instrumentos de recolha de dados, feedback, dificuldades inerentes ao processo, entre outros. Pretende‑se assim fazer uma exposição clara dos passos implicados no processo de avaliação formativa, estimulando a sua boa aplicação.por
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to review the different stages and processes involved in the formative assessment of teachers, assuming that this is aimed at improving the quality of education. Thus, the article presents a summary of steps to improve teacher performance, explaining first the role of formative assessment of teachers and why its application to the detriment of summative assessment. It also presents the process of classroom observation, data collection instruments, feedback, difficulties inherent in the process, among others. It is intended to make a clear reflection of the formative evaluation process, encouraging its proper application.por
dc.description.abstractLe but de cet article est de passer en revue les différentes étapes et les processus impliqués dans l’évaluation formative des enseignants, en supposant que cela est destiné à l’amélioration de la qualité de l’éducation. Ainsi, l’article présente un résumé des mesures visant à améliorer la performance des enseignants, en expliquant d’abord le rôle de l’évaluation formative des enseignants et pourquoi son application au détriment de l’évaluation sommative. Il présente également le processus d’observation en classe, d’instruments de collecte de données, feedback, des difficultés inhérentes au processus, entre autres. Il est destiné à faire une réflexion claire des processus d’évaluation formative, en encourageant son application correcte.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.titleAvaliação formativa de professores: um passo no caminho da melhoria do desempenho docentepor
dc.title.alternativeFormative evaluation of teachers: a step toward improving teacher performancepor
dc.title.alternativeL’évaluation formative des enseignants: Un pas vers l’amélioration de la performance des enseignantspor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage57por
degois.publication.lastPage72por
degois.publication.issue1por
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapor
dc.relation.publisherversionhttp://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1782por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_46-1_3-
degois.publication.volume46por
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-6680-9289-
crisitem.author.orcid0000-0002-2782-6780-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais
Show simple item record

Page view(s)

343
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

197
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.