Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/40390
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dc.contributor.advisorAlmeida, Aníbal Traça de Carvalho-
dc.contributor.authorFerreira, Fábio André Duarte-
dc.date.accessioned2017-04-04T14:42:23Z-
dc.date.available2017-04-04T14:42:23Z-
dc.date.issued2014-07-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/40390-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractOs motores elétricos podem ser utilizados numa vasta gama de aplicações. O seu desenvolvimento e aumento de eficiência é um aspeto fundamental, pois vai permitir uma redução quer no consumo de energia elétrica quer nas emissões de CO2 que lhe estão associadas. Nesta dissertação foram testados motores de indução trifásicos da marca WEG, com diferentes classes de eficiência (IE1, IE2, IE3 e IE4), a fim de detetar o pico de corrente inrush, durante o arranque destes motores em regime de rotor bloqueado e em vazio. A degradação da qualidade de energia e a introdução de dispositivos eletrónicos afetam significativamente a eficiência e tempo de vida útil dos motores. Como tal, na segunda fase desta dissertação foi testado o mesmo motor IE3, alimentado com tensões desequilibradas, para deste modo analisar a influência que a qualidade da energia elétrica fornecida ao motor tem para o seu desempenho. Para finalizar, utilizou-se um Variador Eletrónico de Velocidade para analisar o desempenho do mesmo para diferentes velocidades e diferentes níveis de carga.pt
dc.description.abstractElectric motors can be used in a wide range of applications. Its development and increased efficiency is a key aspect, because it will allow reductions in the energy consumption or in the associated CO2 emissions. In this thesis, induction motors from WEG, with different efficiency classes (IE1, IE2, IE3 and IE4), were tested, in order to detect the peak inrush current during motor start-up under lockedrotor and no load conditions. The degradation of power quality and the introduction of electronic devices will significantly affect the efficiency and service life of the motors. As such, in the second phase of this thesis the same IE3 motor was tested, supplied with unbalanced voltages, to thereby analyze the influence that the quality of the power supplied to the motor has to its performance. Finally, a variable speed drive to supply the motor is coupled to it, to check its performance for different speeds and different loads.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectInrushpt
dc.subjectmotor de induçãopt
dc.subjecteficiênciapt
dc.subjectvariador eletrónico de velocidadept
dc.subjectqualidade de energiapt
dc.subjectInrushpt
dc.subjectinduction motorpt
dc.subjectefficiencypt
dc.subjectvariable speed drivept
dc.subjectpower qualitypt
dc.titleEnsaio Combinado de Motores e Variadores de Velocidadept
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2014-07-24*
dc.identifier.tid201672928pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadorespt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitISR - Institute of Systems and Robotics-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3641-5174-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Mestrado
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