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Título: Comportamento mecânico de juntas T soldadas por fricção linear na liga AA6082
Outros títulos: Mechanical behavior of friction stir welded (FSW) T-joints in the AA6082 alloy
Autor: Carvalho, Diogo Albano Cavaleiro Ventura de 
Orientador: Costa, José Domingos Moreira da
Loureiro, Altino de Jesus Roque
Palavras-chave: Friction Stir Welding; Junta T; T-Lap; T-Butt; Defeitos; Friction Stir Welding; T joint; T-Lap; T-Butt; Defects
Data: 27-Jul-2015
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A soldadura por fricção linear (FSW), surge atualmente como um processo de ligação, de grande interesse na produção de juntas T. Estas soldaduras apresentam, frequentemente, defeitos como cavidades e linhas de óxidos, além da redução da espessura na pele da junta T. Neste trabalho estudou-se a solução para o problema de redução de espessura, a otimização da geometria de ferramenta e de parâmetros de soldadura para a obtenção de soldaduras sem defeitos e a possível melhoria do comportamento mecânico de juntas T na liga de alumínio 6082-T6. Para o efeito foram realizadas análises morfológicas, ensaios de dureza, tração e fadiga seguida de análise fratográfica, para soldaduras nos dois tipos de configuração de junta, T-Butt e T-Lap. Concluiu-se que, com a ferramenta progressiva usada na configuração T-Butt é possível eliminar a linha de óxidos e que a configuração T-Lap elimina totalmente a redução de espessura da pele.
Nowadays, friction stir welding (FSW) appears as a joining process of increasing interest in the production of T joints. This type of welds frequently present defects such as cavities or oxides lines, besides the thickness reduction in the skin of the T joint. This paper work will try to present a possible solution to the thickness reduction problem, an optimization of welding parameters to obtain defect free welds and a possible improvement in mechanical behavior of this type of joint in the 6082-T6 aluminum alloy. In order to do that, several analysis and tests will be conducted, ranging from morphologic analysis to hardness, stress and fatigue tests followed by fracture analysis, in two types of joint configurations, T-Butt and T-Lap. It was concluded that the removal of the oxide lines are possible using the progressive tool design and also that the joint configuration, T-Lap, was able to completely eliminate the thickness reduction problem.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38975
Direitos: openAccess
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FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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